Palestra ensina Crianças sensações ao toque para Combater Abuso e a Exploração Sexual
Postado em: 14/05/2024
Na terça-feira de 14 de maio de 2024 o Departamento de Assistência Social realizou palestras em dois períodos (manhã e tarde) para os alunos com idade 06 a 14 anos da Escola Oficina de Marmeleiro. Essa foi uma das ações referente as atividades do Maio Laranja e do Dia 18 de maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual.
A palestra com tema o “Maio Laranja - Faça Bonito” aconteceu no SCFV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e foi proferida pela Psicóloga Proteção Social Especial Anelize Carniel, que em uma sala toda decorada, utilizou a metáfora do semáforo como forma didática para ensinar as crianças onde podem ser tocadas e onde não: Vermelho: Não Pode, Amarelo: Atenção, Verde: Pode Tocar. Para melhor exemplificar as regiões de toques dois bonecos "João e Maria" foram utilizados em cada parte do seu corpo um sinal com a devida cor foi colocada. E foram orientados como reagir quando tocados.
No final da palestra cada aluno ganhou uma flor (Gérbera que simboliza a fragilidade) com chocolate, também um adesivo boton com tema da campanha e o número para denuncia "Disque 100". E um panfleto explicativo, tendo como tarefa explicar as pessoas de suas casas o que aprenderam e quais regiões não podem ser tocadas.
Todo trabalho foi acompanhado pela Diretora do Departamento de Assistência Social Marizete Olinquez e contou com a participação de sua equipe e de todos os atores da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente. Para as atividades do Maio laranja a seguinte programação foi organizada:
13 a 17 de Maio
Palestra com pré escolares à 5º anos, manhã e tarde
14 de Maio
Palestra no SCFV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
18 de Maio
Mateada na Praça Central, às 08h30
20 a 28 de Maio
Palestra com pré escolares à 5º anos, manhã e tarde
25 de Maio
Carreta e Motociata, saindo da praça central, as 08h30
27 de Maio
Palestra Escola Rural Souza Naves, manhã e tarde