Reinauguração da Biblioteca, Xiloteca e Museu Municipal

Postado em: 01/07/2024

A Administração Municipal de Marmeleiro, por meio do Departamento de Educação e Cultura, realizou na manhã deste sábado, dia 29 de junho de 2024, a Reinauguração da Biblioteca Municipal Amélia Colombo Casagrande, do Museu Municipal Erich Apel e da Xiloteca e Casa dos Pratos Erich e Soeli Apel. Os 3 espaços culturais foram realocados para um novo local único, localizado na rua Emilio Magno Glatt, 335 (antiga instalação do Banco Evolua), A biblioteca municipal estava anteriormente localizada ao lado da Assistência Social, enquanto o Museu Municipal Erich Apel e Xiloteca e Casa dos Pratos Erich e Soeli Apel, ficavam próximos a Rodoviária Municipal, que estava fechado devido à Falta de funcionários, mas atendia com agendamento. Com essa reabertura, se formou um Centro Cultural unificando todos esses espaços.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Paulo Jair Pilati, o Diretor do Departamento de Educação e Cultura Celso Pedro Scolari, a Coordenadora de Cultura Sirlei Bernardi, o Chefe do NRE de Francisco Beltrão Paulo Schwalm, Presidente da Câmara de Vereadores Alcindo Neriques Dias, familiares dos homenageados, vereadores, professores e sociedade civil.

O Museu municipal possui mais de 2.500 peças antigas doadas por famílias pioneiras do município e região. O espaço da Casa das Pratos e Xiloteca, conta com o maior nó de pinho macho, com 1,52m e a coleção de 756 pratos de madeira e de dezenas de objetos também de madeira, como esferas, cálices, cumbucas, castiçais, relógios e outros, todos talhados pelas mãos do artesão marmeleirense Erich Apel, sempre apoiado pela sua esposa Sueli Arno Apel. Após a sua morte, como a pedido do artista, todo material foi doado ao Museu Municipal. Em 25 de novembro de 2009, Erich Apel recebeu o título de cidadão honorário de Marmeleiro, em homenagem aos serviços prestados em benefício da comunidade.

A Biblioteca Municipal Amélia Colombo Casagrande, recebe esse nome em homenagem a Amélia Casagrande, a força incansável de Marmeleiro, que ao longo de seus 30 anos como professora na Escola Pública, escreveu capítulos memoráveis na história desse município. O espaço da Biblioteca conta com um grande acervo de livros entre os quais temos lançamentos e livros mais antigos. Nela é possível realizar pesquisas através dos computadores conectados à internet, encontrar espaço para leitura e empréstimo de livros. Apresenta também o cantinho da leitura, um espaço Kids para as crianças bem pequenas desenvolverem seu amor pelos livros.