PREVENÇÃO AO SUICÍDIO: MARMELEIRO REALIZOU O 1º ENCONTRO MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL

Postado em: 30/09/2019

Setembro Amarelo

MARMELEIRO REALIZOU O 1º ENCONTRO MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL

“Família EntreLaços E abraços-  Prevenção ao Suicídio”

Por algumas horas, no último sábado, 28 de setembro, a  Praça Central de Marmeleiro se transformou em um grande espaço de orientações de saúde e saúde mental, jogos, brincadeiras, abraços grátis, exposição de trabalhos sobre a prevenção do suicídio e outras atividades como: acolhimento, escuta, apresentações de teatro, arte circense, pintura de rosto.

A Ação fez parte do o 1º Encontro Municipal de Saúde Mental-Família Entre Laços e Abraços, com o tema: Prevenção ao Suicídio.

O evento do Setembro Amarelo foi preparado pelo Departamento De Saúde de Marmeleiro e o Comitê de Saúde Mental, com apoio do Departamento de Educação e Cultura, Esporte, Assistência Social, Alcoólicos Anônimos, APAE, CAPS I e AD III, Conselho Tutelar, CVV- 188-Centro de Valorização a Vida e da Comissão de Psicólogos Iniciantes de Pato Branco.

Durante a abertura oficial do Encontro o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes, lembrou que “ não gostaríamos que houvesse nenhum caso de suicídio ou tentativa mas, infelizmente os números  nos alertam para o problema. Por isso, a Administração Municipal se uniu ao Departamento de Saúde e a todos os envolvidos nesta ação para  juntos, trabalharmos  com essa reflexão  de laços de família e fazer com que a família não desista dos seus e que os seus não desistam da vida”.

A Diretora de Saúde de Marmeleiro, Marilene Romio, também reforçou a grande importância da prevenção ao suicídio porque está presente em muitos lugares e lares. “Nos unimos neste encontro para atingirmos o maior número de pessoas que possam estar precisando de um apoio, de uma palavra, aconchego de uma ajuda e levarmos a informação e orientação de que há sim, a possibilidade de ter ajuda e tratamento e tentarmos evitar perder pessoas  vítimas do suicídio.  Quando nós falamos sobre suicídio, também informamos que o socorro está bem próximo, pode buscar uma pessoas na UBS próxima, no CAPS e também no CVV-188, e que as pessoas possam ser ajudadas. Nós não percebemos no nosso dia a dia, que tem sido tão corrido, e acaba chegando em casa e dando o nosso pior para os nossos. Então  é importante  que a gente pare e reflita um pouquinho, o quão importante são as pessoas  que estão ao nosso redor e muitas vezes nós mesmos precisamos de ajuda e, precisamos saber onde buscar e com quem buscar”, destacou Marilene.

A Diretora de Saúde agradeceu a todos os colaboradores e, em especial, aos funcionários do Departamento “por terem se dedicado intensamente a ação, demonstrado empenho e acolhimento nas atividades deste 1º Encontro”, reforçou Marilene.

Ainda durante o evento,  a Banda Entre Amigos da APAE de Marmeleiro se apresentou e encantou o público. Em seguida os alunos da Oficina de Arte Circense do Centro de Convivência da Assistência Social, também alegraram as pessoas na praça com sua arte de fazer rir. Os funcionários do CAPS I E AD III se encarregaram de apresentar uma peça de teatro com o tema suicídio, encorajando as pessoas a buscarem ajuda para resolver o problema. Os integrantes do CVV também montaram no centro da praça, um enorme laço amarelo, símbolo do Setembro Amarelo, e sobre ele, colocaram pares de sapato que representaram as vítimas de suicídio na região.

Em cada canto da praça os visitantes podiam ser acolhidos com abraços gratuitos ou serem ouvidos por psicólogos e profissionais  que orientavam sobre o tema.

Para quem participou da Ação uma grande oportunidade de falar sobre o assunto suicídio e encorajar outros a vencerem  o problema.

Carlitos Lopes, acolhido no CAPS, “o encontro foi muito bom, gostei muito e dou um conselho para as pessoas que contem com os familiares, busquem ajuda porque assim é possível tratamento”. Para o Cezarino José Gomes, “quanto mais abraço e acolhimento, isso  nos ajuda muito a sairmos do problema”.