MEIO AMBIENTE APRESENTA PMGIRS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Postado em: 04/09/2019

O estudo do PMGIRS- Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos foi feito durante o ano de 2017, pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente em parceria com estagiárias do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR, a Jaqueline de Moura e Thays Cristiane Leonardi, que atualmente  já estão graduadas e  na pós graduação.

A conclusão do estudo rendeu um  Documento com 265 páginas que foi apresentado durante a Audiência Pública, realizada no dia 02 de setembro, na Câmara de Vereadores e entregue na ocasião, ao  Prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes.

Participaram da Audiência pública na Câmara: O prefeito Jaimir Gomes, o Diretor de Meio Ambiente, Andrei de Oliveira, a Chefe de Divisão de Gestão de Resíduos, Marilete Chiarelotto, Diretores Municipais e o vereador Guto Baggio.

O prefeito Jaimir agradeceu a dedicação e o empenho das engenheiras, na época estagiárias, que pesquisaram e concluíram o PMGIRS pois, “ o estudo  é  necessário e muito importante ao município  porque com ele  é possível manter atualizadas as informações de todos os resíduos  coletados em Marmeleiro e dessa maneira,  conseguimos  apontar novos caminhos e soluções sustentáveis para nossa população”.

O Diretor de Meio Ambiente, Andrei de Oliveira, lembrou que “o estudo é uma grande ferramenta  que respalda legalmente as ações  desenvolvidas no município e  nos permite  criarmos  novas estratégias e projetos para trabalharmos com os resíduos além de permitir que a população tenha o  conhecimento do que ela gera de resíduos no município e como pode se comportar  no futuro”.

Os índices do PMGIRS, catalogados e documentados, apontam que  uma pessoa   produz por dia , em sua residência,  1 kg de resíduos, o que indica que está na média nacional, considerando que Marmeleiro possuí menos de 20 mil habitantes.

De acordo com a análise gravimétrica dos rejeitos realizada, cerca de 60% do que é produzido de resíduos nas residências são orgânicos (restos de comida) e 40% são rejeitos (fraldas descartáveis, papel higiênico, restos de panos e tecidos etc) e isso sugere que seja realizada a prática da compostagem, para que essa quantidade seja diminuída. "Inclusive, a Política Nacional de Resíduos Sólidos indica que a melhor forma de tratar os resíduos orgânicos é por meio de compostagem mas, para que o município possa realizar é preciso que cada pessoa faça a separação corretamente em casa", lembrou Thays Cristiane Leonardi.

De acordo com a análise gravimétrica dos resíduos recicláveis, cerca de 66% dos resíduos são recicláveis e 34% são rejeitos. A pesquisadora Jaqueline de Moura ratifica que  “cada pessoa  é responsável  pelo resíduo que produz e só assim é possível a população construir, junto com o município um caminho de sustentabilidade”.

Durante a analise do estudo, as pesquisadoras identificaram que a Associação de Catadores de Reciclável de Marmeleiro ainda recebe uma grande quantidade de papel higiênico, fralda, absorvente, misturados a restos de comida ou seja,  quando todo esse resíduo  é misturado, além de estar errado, os catadores perdem valor  na comercialização do material reciclado.

“O estágio no Departamento De Meio Ambiente de Marmeleiro, permitiu uma visão real de como as coisas acontecem e o quanto foi importante essa experiência antes de me formar porque isso gerou  em mim mais  segurança  para a futura atuação como engenheira”, avaliou Thays.

A Jaqueline também considerou que o estágio “possibilitou um contato humanizado diretamente com a população e com as pessoas que fazem parte  do processo de gestão de resíduos no município e todo esse trabalho  foi muito gratificante para nós, além de termos  um acolhimento muito grande  dos Departamentos e da Administração Municipal”.

As pesquisadoras são unanimes em concluir que “o estudo do PMGIRS  indica que Marmeleiro acredita na  sustentabilidade e nos resultados positivos de  trabalhar em parceria  com a Universidade e a comunidade e isso é muito satisfatório porque todos  ganham com a pesquisa”.