TRABALHADORES DO ACOLHIMENTO DA REGIÃO PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO EM MARMELEIRO

Postado em: 07/08/2019

O IV Módulo do Projeto de Formação Continuada de Trabalhadores dos Serviços de Acolhimento acontece em dois dias, 07 e 08 de agosto, em Marmeleiro, no Centro de Capacitação de Professores, 2º piso da prefeitura. A capacitação faz parte do projeto criado pela Comissão Regional de Acolhimento  em conjunto com o escritório Regional de Francisco Beltrão  da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho- SEJUF

Ao todo participam desta etapa cuidadores, auxiliares, gestores, equipe técnica e do conselho tutelar, representantes de 13 municípios da região Sudoeste.

A abertura oficial da capacitação contou com a presença do prefeito de Marmeleiro, Jaimir  Gomes; da técnica do escritório regional Mariluz Petry; a assistente social do Ministério Público, Denise da Silveira; Célia de Oliveira, Diretora de Assistência Social de Marmeleiro; e a palestrante , a psicóloga, Danielle Furlan da Silva Motter, pós-graduada em Ciências da Família com ênfase em Saúde Mental e com capacitação em Neuropsicopedagogia, e atua  como psicóloga do Recanto da Criança.

Durante a abertura do evento, o prefeito Jaimir lembrou da importância  de Marmeleiro  fazer parte deste Projeto  e reforçou que “o município busca  sempre  proteger  as crianças e adolescentes e  ainda mais  quando temos  a Casa Lar, um lugar de acolhimento e  por isso, momentos como esse de capacitação, são tão importantes para o aprendizado e para saber como trabalhar  com as crianças e adolescentes  onde já  houve a quebra de vínculos familiares”.

A Diretora de Assistência Social de Marmeleiro, Célia de Oliveira, reforçou que “o abandono ou o afastamento do convívio familiar causa às crianças e adolescentes sérias complicações, e cabe a nós, como política pública, garantir os direitos a elas. Por isso, é muito importante  que os profissionais que irão trabalhar diariamente com  esse público estejam  capacitados  e preparados  para lidar com as dificuldades do dia a dia”.

Durante os dois dias de treinamento, a palestrante, a psicóloga Danielle pretende enfocar  a criança que  necessita dessa medida protetiva, a acolhida, desde a entrada do  serviço até a saída. Também vai  trabalhar o papel  da família  onde a rede inicia ,  o papel do cuidador  e a importância  desse vínculo afetivo nesse período de afastamento familiar.

Um dos maiores desafios, de acordo com a psicóloga, é o preparo do cuidador, principalmente o emocional, pela própria carga emocional da vivência   anterior ao acolhimento da criança e do adolescente porque existem situações de risco distintas  com a qual o cuidador terá de  lidar, e é exatamente esse desafio que o módulo  propõe.

Danielle destacou que “uma das principais qualidades para o cuidador  ter nesse trabalho , que é um grande desafio, é ter amor e paciência pelas crianças e adolescentes”.

São parceiros do Projeto: Secretaria da Justiça, Família e Trabalho(SEJUF); Escritório Regional de Francisco Beltrão; Ministério Público; 5º Unidade de Apoio Técnico Especializado (5º URATE/NATE/CAEX), AMSOP e Prefeituras Municipais (Secretarias Municipais de Assistência Social); ITFPR-Instituto Tecnológico Federal do Paraná-Campi Capanema).