AÇÕES DO SIM/POA GERAM ECONOMIA DE MAIS DE R$ 1 MILHÃO POR ANO NA SAÚDE

Postado em: 01/07/2019

AÇÕES DO SIM/POA EM MARMELEIRO GERAM ECONOMIA DE MAIS DE R$ 1 MILHÃO POR ANO EVITANDO GASTOS COM DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS

Um levantamento recente feito pelo SIM/POA- Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal aponta que as ações de inspeção, além de garantir segurança alimentar aos consumidores, tem gerado economia aos cofres públicos do município que pode chegar a R$ 1.347.970,00 a cada ano.

Dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 1,1% ou seja, 61 deles, possuem adesão ao SISBI/POA- Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, e Marmeleiro é um deles.

De acordo com o coordenador do SIM/POA, o médico veterinário responsável em Marmeleiro, Jeferson Scharone Moura, isso “permite que as agroindústrias habilitadas no município possam vender seus produtos em todo o território nacional, garantindo qualidade e segurança alimentar aos consumidores”

Por mês, o SIM/POA do município tem considerado impróprio para o consumo  humano, cerca de 60 produtos de origem animal.  Dessa maneira, deixam de ser gastos com Doenças Transmitidas por Alimentos, as DTAS, em média, R$ 112.330,00/mês.

Outro dado que reforça a importância das ações do SIM/POA vem do Ministério da Saúde. Jeferson lembra que segundo dados de 2003, pacientes que são internados devido à enfermidades de origem alimentar ficam hospitalizados em média 4 dias, oferecendo um custo total médio de R$ 1.870,00, incluindo o número de diárias, honorários, materiais, medicamentos e exames.

E o cálculo é simples. Se levarmos em conta que cada pessoa que consumisse um produto de origem animal, considerado impróprio para consumo humano, contraísse uma DTA, ao multiplicarmos 60 produtos de média ao mês pelo custo de internação, o total seria de R$ 112.330,00/mês ou seja, em um ano o custo chega a R$: 1.347.970,00  em  gastos pela saúde do município com o tratamento de DTAS.

Por isso, o coordenador do SIM/POA de Marmeleiro deixa um alerta. “Os números são muito significativos e só reforçam a importância de consumirmos apenas produtos de origem animal inspecionados por órgãos oficiais de inspeção, sejam eles: Municipal (SIM), Estadual (SIE) ou SIF (Federal) e é esse trabalho que estamos realizando  em Marmeleiro com muita responsabilidade”,  ratificou  Jeferson Moura.