Atendimento de Segunda à Sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Notícia

MARMELEIRO NA LUTA ANTIMANICOMIAL

Postado em: 03/06/2019


O Departamento de Saúde de Marmeleiro por meio do CAPS I-Centro de Atenção Psicossocial, realizou, no dia 16 de maio, duas ações para lembra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (dia 18 de Maio).

A Diretora de Saúde, Marilene Romio, acompanhou de perto os trabalhos. “Na luta antimanicomial, precisamos unir esforços para que todo o trabalho desenvolvido até aqui não pare, que possamos garantir que nossos pacientes permaneçam com o atendimento e avancemos  ainda mais  no tratamento humanizado ”, observou Marilene

Pela manhã, no Centro de Capacitação de Professores de Marmeleiro, profissionais da saúde, acadêmicos das áreas de humanas, familiares de pacientes e a comunidade,  participaram  do Cine Debate , com o filme Nise; O Coração da Loucura.

Durante á tarde, na Praça Central de Marmeleiro, os  pacientes do Caps I participaram  de uma  Gincana de Ressocialização, o ATO Louco. També foi feita uma exposição de cartazes da Luta Antimanicomial, com orientação em Saúde Mental e uma confraternização  encerrou  a ação.

A coordenadora  do    CAPS I, Luciani Berti,  reforçou que a intenção  das ações foi a de  debater com os profissionais da área   propostas para que o tratamento de saúde mental seja melhorado no Brasil. Em um segundo momento,  chamar a atenção da comunidade  para perceber que não existe nenhum motivo  dos pacientes estarem presos em um manicômio.

“Todos nós somos vulneráveis e qualquer pessoa pode desenvolver algum tipo de  transtorno mental e se observarmos o alto índice de adolescentes no Brasil com transtornos mentais identificamos que  praticamente todas as famílias, direta ou indiretamente, em algum momento precisam de tratamento na saúde mental . Por isso é algo para se pensar: queremos que os pacientes  vivam bem e  convivam com a sociedade, por isso  a nossa Luta Antimanicomial”, reforçou a diretora do Caps I de Marmeleiro, Luciani Berti


 A luta Antimanicomial com o tema -“Por uma  sociedade sem Manicômios”,  tem o apoio  de diferentes categorias profissionais, pacientes e familiares, instituições  acadêmicas, representações públicas e outros segmentos da sociedade que  questionam  o modelo clássico de internações em hospitais  psiquiátricos e denunciaram as graves violações aos direitos  das pessoas com transtornos mentais e construíram a reorganização de um novo  modelo de atenção em saúde mental no Brasil, a história marcante que  germinou a origem dos atuais  Centros de Atenção  Psicossocial-Caps e  toda a  rede de atendimento a saúde mental no país.


Galeria de Fotos: