Reunião do Comitê Municipal de Prevenção às Arboviroses

Postado em: 28/06/2024

Na manhã desta quinta-feira, 27 de junho de 2024, ocorreu a reunião do comitê de mobilização contra a dengue no setor de Vigilância Sanitária, localizado na Avenida Alvorada, 105 - Bairro Alvorada. O encontro contou com a presença do Prefeito de Marmeleiro, Paulo Jair Pilati, do Diretor do Departamento de Saúde, Wagner Luiz Barella, e de representantes dos setores da 8ª Regional, além dos Departamentos de Saúde, Vigilância, Meio Ambiente, Educação, Administração e da Sociedade Civil.

Objetivo da Reunião

O principal objetivo desta reunião foi apresentar os dados dos últimos quatro meses, período em que, assim como no cenário nacional e estadual, houve milhares de casos de contaminação pelo mosquito Aedes aegypti, resultando na pior epidemia de dengue já registrada. Em Marmeleiro, até o momento, foram confirmados 2081 casos, notificados 2230 casos e registradas 4 mortes.

A enfermeira Jaqueline Picinini apresentou os trabalhos realizados, destacando:

- Campanhas de divulgação

- Tratamento e bloqueio

- PE (Programa de Educação)

- Liraa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti)

- Fumacê

- Supervisão direta e indireta

- Educação em saúde nas escolas

- Mutirão realizado em 31 de maio em todo o município

Um gráfico foi apresentado mostrando as regiões com maior índice de contaminação na cidade: Centro, Bairro Ipiranga, Jardim Bandeira, Araucária e Santa Rita. Na área rural, 200 pessoas foram contaminadas, com Água Branca liderando os casos.

Tipos de Dengue e Adaptação do Vírus

Foi relatado a presença dos tipos de dengue 1 e 2 no município, enquanto na região de Cascavel já foi encontrado o tipo 3. O Vírus está se adaptando ao clima frio, além de depositar ovos em agua parada, indiferente de estar limpa ou não. Ainda há contaminação, com focos de dengue encontrados em piscinas e cisternas. Em Marmeleiro, a maioria das larvas foi encontrada no lixo RECICLAVEL, aonde cada morador tem a responsabilidade de realizar a adequada separação dos resíduos.

Estratégias para o Segundo Semestre

Danilo, da 8ª Regional, enfatizou que o objetivo para o segundo semestre será intensificar as campanhas de prevenção, especialmente durante o inverno. O trabalho dos agentes de endemias precisa ser bem executado, e os agentes comunitários de saúde devem colaborar na campanha, conversando e conscientizando a população a adotar as medidas corretas.

O Prefeito Paulo Jair Pilati ressaltou a importância de intensificar a campanha de combate à dengue e destacou a eficiência do trabalho realizado, parabenizando a equipe pelo menor número de contaminações em comparação com outros municípios.

Ações Definidas para o Segundo Semestre

As ações para o segundo semestre foram definidas da seguinte forma:

- Mutirão de orientação

- Divulgação na rádio

- Carro de som

- Confecção de banners

- Conscientização nas unidades de saúde

- Trabalho nas escolas em parceria com o Departamento de Educação