CORONAVÍRUS: DICAS DE SAÚDE MENTAL

Postado em: 27/04/2020

O Departamento  Municipal  de Saúde de Marmeleiro compartilha dicas  importantes de Saúde Mental.  Em um trabalho  conjunto as  psicólogas:   Beloni Panizzon- Nasf ; Kelin Forgiarini-CAPS 1 ; e Amanda de Souza Lourenço, da Educação Municipal,  elaboraram   dicas para profissionais de saúde, pacientes e familiares que  se encontram  com necessidade  de acompanhamento psicológico.  Acompanhe

Diante desta situação atual de pandemia do COVID-19, é importante encontrar meios e estratégias de cuidado em saúde mental.

Gerenciando o estresse, hábitos de trabalho e vida saudáveis

- Refletir meios que utilizou para lidar com os problemas difíceis e crises no passado. Buscar dessas experiências recursos internos para estar lidando com as dificuldades encontradas no dia-a-dia diante das situações de estresse.

- Reservar tempo para comer, descansar e relaxar ainda que seja por períodos curtos.

- Buscar organizar uma carga horária de trabalho razoável/organizada, distribuindo-a se possível para evitar esgotamento físico e mental.

- As pessoas podem apresentar muitos problemas depois de uma situação de crise. Você pode se sentir incompetente ou frustrado quando não puder ajudar as pessoas a resolver todos os problemas. Faça o que você puder para ajudar as pessoas a ajudarem a si mesmas.

- Reduza o uso/consumo de álcool, cafeína e nicotina e evite utilizar medicamentos sem prescrição médica.

- Converse com amigos, familiares ou pessoas que você confia para apoiá-lo.

- Encontre maneiras de apoiar e ajudar uns aos outros no ambiente de trabalho e contexto familiar.

- Cuidado com a fome emocional! Em períodos em que estamos expostos ao estresse, ansiedade, medo e incertezas podemos recorrer a comida como conforto. Lembre-se que alimentar-se com equilíbrio ajudará a manter a sua saúde física e emocional.

- Fazer atividade física em casa pode ser uma estratégia para aumentar a endorfina. A endorfina é o hormônio do bem-estar, felicidade, prazer. Liberar endorfina ajuda reduzir o desconforto, irritabilidade, ansiedade e depressão.

- Buscar alternativas para manter as interações sociais durante período de isolamento social. Procure manter o contato com as pessoas de seu convívio social, amigos e família por ligação, vídeo chamada ou vídeo conferência.

Descanso e reflexão

- Reservar um tempo para descanso e reflexão é uma importante parte de finalização do trabalho.

- Depois de dar apoio em uma situação de crise, reserve um tempo para refletir sobre como foi a experiência para você e para descansar.

Sugestões para recuperação

­- Converse sobre a sua experiência de apoio na situação de crise com um supervisor, colega de trabalho, ou outro profissional ou alguém que você confie.

- Reconheça o que você pode fazer para ajudar os outros, mesmo que de maneira simples.

- Aprender ou tentar aceitar e refletir sobre o que deu e o que não deu certo, bem como os limites de sua atuação naquelas circunstâncias.

- Reserve um tempo (mesmo que seja pouco tempo), para descansar e relaxar antes de iniciar novamente sua rotina pessoal e de trabalho.