DENGUE: MUNICÍPIO EM ESTADO DE ATENÇÃO

Postado em: 08/04/2020

MARMELEIRO ESTÁ EM ESTADO DE ATENÇÃO CONTRA A DENGUE

“De janeiro até o dia 07 de abril o município já confirmou  27 casos da doença”

O Departamento Municipal de Saúde de Marmeleiro faz um alerta à população para que não descuide da limpeza de possíveis criadouros do mosquito da Dengue em seu quintal e casa, principalmente nesse período de isolamento social e de combate ao coronavírus.  O aumento crescente de casos de Dengue no município preocupa. De janeiro até o dia 07 de abril foram registradas 71 notificações e 27 casos confirmados de Dengue.

O último Índice de Infestação Predial-IIP, divulgado pela SESA- Secretaria Estadual de Saúde, revela que Marmeleiro está em estado de ATENÇÃO, 2.4 IIP, ou seja, com índice acima do recomendado pela Ministério da Saúde, que é de  menos de 1.0.

“O Departamento de Saúde de Marmeleiro está em alerta e os nossos agentes de endemias permanecem visitando as casas e eliminando possíveis criadouros do mosquito. Nós não esquecemos do problema causado por esta doença, pelo contrário. Temos combatido com muita insistência, e recentemente, pouco antes da pandemia de coronavírus, o município realizou em parceria com  os departamentos municipais,  um grande mutirão  de limpeza e foi recolhido mais de 40 toneladas de entulho, que poderiam se tornar possíveis criadouros do mosquito. No entanto,  temos percebido que, por conta do isolamento social, muitos estão aproveitando o momento para descartar móveis de dentro da residência, usando os quintais e até mesmo as caçadas, como lugar de descarte, favorecendo a formação de novos  criadouros do mosquito.

Pedimos, encarecidamente, que nossa população nos ajude.  Não é a hora de descartar móveis dessa forma. Cuidem do quintal, calhas, espaços e objetos domésticos que podem acumular água. Mesmo diante dessa pandemia, não podemos nos esquecer da dengue. A dengue também pode matar. Nos ajudem a cuidar de vocês”, ressaltou Marilene Romio, Diretora Municipal de Saúde.