CORONAVÍRUS: PRÉDIO DE ANTIGO HOSPITAL AGORA TEM UBS

Postado em: 06/04/2020

PREFEITO JAIMIR OFICIALIZA ABERTURA DE UBS NO PRÉDIO DO ANTIGO HOSPITAL - O LOCAL VAI ATENDER ESPECIFICAMENTE SINDROMES GRIPAIS E CASOS DE CORONAVÍRUS

A Abertura oficial do novo espaço foi realizada nesta segunda-feira, 06 de abril, com a presença do Prefeito, Jaimir Gomes; do vice-prefeito, Altair Gabriel; da Diretora Municipal de Saúde, Marilene Romio, e a equipe da saúde, que já está atendendo no local, o antigo hospital Nossa Senhora das Graças.

O prédio foi alugado pela Administração Municipal, e durante 15 dias,  servidores da saúde , de todos os departamentos da prefeitura, além de  pessoas da comunidade e de empresas voluntárias, realizaram no local pequenos reparos e adaptações para  transformar o espaço na UBS  do Centro.

A intenção da Administração Municipal e do Departamento Municipal de Saúde é atender no local exclusivamente a população de Marmeleiro que apresentar algum sintoma gripal, os suspeitos de coronavírus, e os casos de Urgência e Emergência  nestas circunstâncias.

A UBS foi organizada para acolher pacientes em observação e também em isolamento por conta do Covid-19. Para isso, a capacidade do local é de  23 pacientes em leitos e conta com uma equipe completa : 3 enfermeiros , 3 técnicos de enfermagem, mais a equipe de limpeza, do administrativo, e  equipe de médicos,  sendo dois no horário da amanhã,  dois na tarde e,  um médico no plantão até às 22h à noite.  Lembrando que o atendimento no local permanece sendo das 7h30 às 22h. Havendo qualquer necessidade maior a Unidade fará o encaminhamento para a UPA de Francisco Beltrão para a regulação de leitos.

“Hoje é um momento importante para nós. Quando começamos a enfrentar a pandemia do coronavírus, a Administração Municipal se reuniu com o Departamento Municipal de Saúde e decidimos alugar o prédio com o atual proprietário para,  estrategicamente abrirmos mais espaço para atendermos  nossos munícipes. Por isso, vamos concentrar neste espaço o atendimento exclusivo para as pessoas  que sentirem sintomas gripal ou resfriado. Para nós, embora seja um momento muito difícil por conta da pandemia,  também é de bastante  alegria porque estamos  abrindo um espaço maior e poderemos atender aos nossos munícipes  porque  a visão  da Administração Municipal é buscar  melhorias na saúde e tratamos desse assunto com transparência e responsabilidade com os nossos munícipes”, avaliou o prefeito Jaimir Gomes.

A Diretora Municipal de Saúde, Marilene Romio, lembrou também que  para  colocar em funcionamento  a unidade  de saúde específica, “nós tivemos um apoio muito  grande, de todos os servidores,  da limpeza aos médicos, todos nos ajudaram muito. E a Administração Municipal teve um papel   muito importante desde a locação do espaço até a organização final. Todos os setores: obras, urbanismo, educação, esporte,  todos se envolveram muito, e a comunidade  também pois tivemos algumas empresas  que foram muito parceiras  e se dispuseram a nos ajudar como voluntários. E quero dizer que  como gestora municipal da saúde, tenho muito orgulho de estar nesse município de Marmeleiro, porque todos estão abraçando juntos  essa causa que é tão importante e que nesse momento precisamos ter  união em um propósito de lutar por vidas”, observou Marilene Romio.

Só lembrando que no prédio onde estava a antiga UBS do Centro vai funcionar   par ao atendimento  as Urgências e Emergências clínicas , ou seja todos os casos que não se enquadram como  síndrome gripal, das 7h30 ás 22h. No local também  permanece uma equipe de Estratégia de Saúde da atender aos para os pacientes clínicos .