MARMELEIRO: AULAS TERÃO ATIVIDADES VIA WHATSAPP

Postado em: 06/04/2020

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DE MARMELEIRO DARÁ INíCIO às ATIVIDADES  ESCOLARES VIA APLICATIVO  DE CELULAR

Desde o dia 20 de março as aulas da rede municipal de ensino de Marmeleiro também estão suspensas, por conta da pandemia de coronavírus-Covid-19. Mas nesta segunda-feira, 06 de abril, O Departamento Municipal de Educação de Marmeleiro reuniu professores, diretores e equipe técnica das  06 escolas municipais (e 02 CMEIs ) para  definir nova ferramenta de  trabalho, orientados pela Secretaria Estadual de Educação.

O Município recebeu da SEED uma resolução para que  as escolas  da rede municipal e estadual  possam a partir desta segunda-feira, 06, ofertar o  ensino  não presencial ou seja, o ensino em casa para os 1.529 alunos do município .    Por isso, as  atividades  de sala de aula  serão repassadas  por grupos de professores e alunos via o aplicativo de celular whatsApp.

A coordenadora Pedagógica do Departamento Municipal de Educação, Sirlei Facchin Bernardi, explica que as duas primeiras semanas de aulas  suspensas  vão ser consideradas como antecipação do recesso escolar de julho.

Essas atividades/aulas vão computar para o cumprimento das 800 horas, que é a carga horária obrigatória para validar o ano letivo. Para isso, Marmeleiro também está se organizando, para que os alunos  não percam o ano letivo.

“Como não sabemos por quanto tempo teremos de manter o isolamento social e  por conta disso,  suspender as aulas, e por  não termos data para repor  e por ser muito  complicado, acreditamos  que as aulas  não presenciais serão uma boa ferramenta,  tanto para as famílias que estão com as crianças em casa, quanto  no momento da reposição de conteúdo”, considerou Sirlei

A orientação é simples. Cada professor vai organizar um grupo de whatsApp com os pais de seus alunos e nesses grupos, os professores irão postar as atividades para a criança fazer em casa. Eles vão acompanhar um cronograma que foi adaptado  para ter o horário e  as disciplinas de cada dia da semana.

Outra informação é para que os pais auxiliem os filhos em casa.  Mas cada aluno vai poder tirar dúvidas diretamente com o professor que poderá gravar um áudio ou encaminhar um vídeo esclarecendo a dúvida da atividade proposta.

“É importante as famílias se conscientizarem que as atividades é para a criança realizar, os pais vão apenas auxiliar e não realizar por elas.  Caso os pais precisem de alguma orientação do professor é só  chamar o professor pelo aplicativo. Mas caso  o pai ainda não tenha sido adicionado ao grupo do filho a orientação é para  que ligue na escola e a direção irá orientar.

Quem não  tiver acesso ao aplicativo via whatsApp   a escola  também irá providenciar a cópia em papel para que os pais retirem as atividades na escola, o filho realiza em casa e  depois   o material será levado para a escola.

Para finalizar, Sirlei reforça que “o Departamento de Educação de Marmeleiro,  escolas, diretores e professores, que todos estamos muito preocupados  com  esse momento difícil que estamos passando mas,  nossa  prioridade é garantir a segurança da saúde de nossos alunos e sabemos  que não dá pra aglomerar crianças em uma sala de aula, não dá para brincarmos  com esse problema e pedimos que,  as famílias nos ajudem nesse momento. Reforço, sabemos que é um momento muito difícil  mas, queremos pedir para que possamos nos unir escola, famílias e  comunidade  para e fazermos desse momento  algo único na história. É   a primeira vez que passamos por isso e, estamos torcendo para que dê certo e que as coisas aconteçam da melhor maneira possível”.