Atendimento de Segunda à Sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Notícia

Lixo é encontrado nas margens do Rio Marmeleiro

Postado em: 01/09/2014


No dia 29 de Agosto de 2014, o Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos recebeu denúncia de moradores, o qual a denúncia trata a respeito da destinação incorreta de resíduos e segundo o denunciante, grande quantidade de resíduos sólidos dos mais variados tipos foram jogados em um local próximo às margens do Rio Marmeleiro na Linha Pocinho. Local este próximo de onde é feita a captação de a água para abastecimento da cidade.

Após registro a denúncia os servidores do departamento foram até o local para averiguar a situação, constatando todas as informações repassadas.

Através de uma análise técnica comprovou-se que o local está sendo utilizado para descarte de resíduos industriais e domiciliares dos mais diversos tipos. Foram encontrados no local resíduos como: mouses, fraldas descartáveis, carrinho de bebê, plástico, restos de aparelhos de som automotivo, lonas, roupas, calçados, vidros entre outros. Existem muitos vestígios que podem provar quem foram os agressores desse crime ambiental.

As medidas a serem tomadas na esfera municipal são: localizar o proprietário do terreno em que este depósito de resíduos encontra-se; realizar a limpeza do local, instalação de placas com objetivo de alertar que resíduos não devem ser descartados dessa forma, repassar a denúncia para órgãos superiores para que os responsáveis por este crime ambiental sejam punidos.

Segundo a lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 que Institui A Política Nacional de Resíduos Sólidos, capitulo VI, Art. 47.  São proibidas as seguintes formas de destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos: 

I - lançamento em praias, no mar ou em quaisquer corpos hídricos; 

II - lançamento in natura a céu aberto, excetuados os resíduos de mineração; 

III - queima a céu aberto ou em recipientes, instalações e equipamentos não licenciados para essa finalidade; 

IV - outras formas vedadas pelo poder público. 

Sobre o ocorrido a Marilete Chiarelotto do Departamento do Meio Ambiente e Responsável pela gestão de Resíduos do Município de Marmeleiro, “Pedimos a todos os moradores do Município de Marmeleiro, que se conscientizem de seus atos em relação ao Meio Ambiente. Separe o lixo e coloque em frente as suas residências, evitando jogar em qualquer lugar. Pois no município existe a coleta seletiva na cidade, recolhendo resíduos orgânicos e recicláveis várias vezes por semana conforme calendário estabelecido e também na área rural é realizado a coleta em todas as comunidades”.  E conclui “Nada justifica cometer um dano ambiental como este.”