PALESTRA MARCA ATIVIDADES DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Postado em: 20/02/2020

DIA INTERNACIONAL DA MULHER FOI LEMBRADO EM MARMELEIRO COM A PALESTRA "QUANDO UMA MULHER SE AMA".

O evento reuniu 130 mulheres no Centro de Capacitação de Professores, na última quarta-feira, 19 de fevereiro. A palestra com o tema, "Quando uma Mulher se Ama", foi ministrada por Luciana Dorini, e teve a organização do  Departamento Municipal de Assistência Social e o CRAS de Marmeleiro para lembrar o Dia 08 de Março- Dia Internacional da Mulher, e abrir as atividades programadas para o próximo mês. Participaram da Frente de Honra: o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes, a primeira-dama, Elizangela Gomes da Rosa, a psicóloga do CRAS Adriana Melim e a palestrante.

Luciana Dorini, é contadora e servidora da Câmara Municipal de Mangueirinha, escritora, Cidadã Honorária daquele município; também criou o Blog: Eu tenho um Hemangioma...E daí?, onde conta  sua história de vida, superação, vivência com a anomalia e motiva milhares de  pessoas, e mulheres a buscar  a autoestima e o amor próprio. Luciana também é palestrante e já são 138 palestras ministradas desde 2015, quando iniciou esse trabalho para compartilhar a própria história de vida e como é possível transformar a história de outras mulheres quando se amam.

Luciana nasceu com uma mancha na face e aos 8 meses teve a primeira hemorragia  e  ao longo de sua história, vivenciou  várias cirurgias  por conta do hemangioma.

Durante a palestra, Luciana compartilha que a autoestima (o amor próprio) foi o que a manteve viva e pede para que as mulheres se amem, se coloquem em primeiro lugar porque assim, os problemas se  tornam  pequenos e os sonhos  realizáveis.  “Falar para as mulheres tem uma emoção muito especial porque hoje sabemos que apenas 4% das mulheres do mundo se acham bonitas, se amam como são e isso é pesquisa, é comprovado e eu quero tentar, com a minha fala, fazer com que  essas mulheres comecem a se amar mais, a valorizar o que sentem, o  que fazem, porque muitas mulheres  se cobram por tudo e acham que o que fazem é sempre pequeno de mais. Acham que elas são menores do que  os outros, que são menores que os homens, e Não são. Nós somos  grandiosas, nós mulheres temos uma força,  temos uma paz, temos um amor tão grande, só que a gente acaba dando esse amor pro mundo e  esquecendo de  se auto amar. E é isso que quero lembrar as mulheres  que se  amem em primeiro lugar porque  o primeiro lugar da nossa vida é destinado a nós , e que  nós precisamos estar bem para cuidar dos outros  e que elas se amem como são, independente de condição física,  ou estética,   que elas  se mostrem para o mundo, sem vergonha  de ser feliz”, finalizou Luciana.

A primeira-dama de Marmeleiro, Elizangela Gomes da Rosa, também participou da palestra e considerou o momento muito importante porque “muitas vezes as mulheres vivenciam momentos ou vivem períodos de  baixa na autoestima, por isso, acredito que uma pessoa iluminada como a Luciana,  pode  mostrar  essa luz,  como um grande  exemplo de quem teria todos os motivos, por conta das dores e da anomalia que enfrenta, para se isolar,  inclusive da humanidade, e ela  revela a todos e para a  sociedade, o valor dela. E também  o quanto Deus tem sido bom  e ela é grata por isso! Um momento como esse permite  que cada uma das mulheres possam refletir  que o nosso valor  é imenso porque vai além  da beleza física, vem do coração e  nos ensina a não permitir que nada, nem ninguém  tire nossa autoestima”, avaliou.

Mulheres que participaram do evento saíram renovadas e motivadas a  buscar o amor próprio.  A Edilaine Locateli achou “muito bonita e incentiva as pessoas a terem confiança  e buscarem o amor próprio e a auto confiança porque sei que é difícil mas como a Luciana disse não é impossível, principalmente para mim, que  faço tratamento  para a  depressão então,  eu gostei muito e sai bem mais animada”

A Patricia Meireles  também gostou. “É uma palestra muito boa, e tudo o que ela falou,  motivando as mulheres  que muitas  vezes  ficam em casa e por não trabalharem fora  não se valorizam ou acham que não podem fazer as coisas ,  e bem pelo contrário, nós podemos fazer, e acreditar em nós e devemos  buscar o que seria bom para nossa saúde  física e emocional e que precisamos  nos amar primeiro para  conseguirmos ajudar nossos familiares”, considerou .

A psicóloga do CRAS, Adriana Melim,  destacou que o objetivo  da palestra foi o de marcar a abertura das atividades programadas para o mês da mulher, março, oferecendo as pessoas atendidas  pelo CRAS alguém que representasse a realidade dos  que lutam, trabalham , batalham , que precisam  dar um jeitinho sempre para dar conta dos compromissos que tem, e alguém que tenha enfrentado tamanho desafio e transformado a própria história em  algo para ajudar as pessoas, e a Luciana Dorini representa essa força.  “A nossa ideia era ressaltar o empoderamento feminino, que através da mensagem da Luciana, as mulheres conseguissem se ver, resgatar a autoestima , o amor próprio e o  próprio empoderamento para se sentirem mais seguras e realizadas,  mais confiantes  em ir a luta e não desistir, porque ,  é esse anseio que ouvimos  todos os dias no CRAS , de famílias e mulheres,  que estão sofrendo em situação de vulnerabilidade  ou por outra situação pontual , e a apalestra vem de encontro a realidade das nossas mulheres”, comentou Adriana.