Marmeleiro tem a maior nota é destaque na avaliação do ICMS Ecológico

Postado em: 24/06/2014

Na manhã de terça feira, 24 de junho de 2014, o Prefeito de Marmeleiro Luiz Fernando Bandeira (PP), recebeu na sala de reuniões do gabinete, os integrantes da Câmara Técnica avaliadora dos recursos do ICMS Ecológico, o seu coordenador Alberto Picinini do Instituto Águas Paraná e o secretário Odenir de Barba, do SEMA, ambos, acompanhados por Jeovane de Oliveira do Departamento do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Marmeleiro.

A vinda dos integrantes da Câmara Técnica à Marmeleiro foi para entregar o resultado da avaliação do ICMS Ecológico, realizado no dia 7 de maio de 2014, referente aos trabalhos e as ações ambientais na realizadas Bacias do Rio Marrecas no ano de 2013.

Além da nota, também entregaram um relatório final considerando pontos de destaque e melhorias. Diante dos 12 itens avaliados, a nota do município de Marmeleiro foi 7.79, tento como principais destaque os itens: Educação Ambiental, Recuperação de Mata Ciliar, funcionamento efetivo do Conselho de Meio Ambiente e o monitoramento com imagens e fotografias de satélite em tempo real, possibilitando um melhor acompanhamento e manutenção das áreas.

Nos itens a melhorar estão: à conservação de solos e estradas; saneamento básico de dejetos humanos e de animais.

Segundo Picinini “entre os sete municípios do sudoeste do Paraná que recebem o recurso estadual do ICMS Ecológico, Marmeleiro foi o município destaque e teve a maior nota”. E completou “Parabéns Prefeito a você e toda equipe do Departamento de Meio Ambiente pelo excelente trabalho”.

Entusiasmado com a boa notícia o Prefeito Bandeira afirmou “vamos continuar os investimentos no meio ambiente para melhorar ainda mais a nota do município e a qualidade da população”.

A nota atribuída ao município de Marmeleiro foi avaliada pela Câmara Técnica composta por profissionais de 9 entidades: Instituto Águas Paraná, SEMA, 8ª Regional de Saúde, Instituto EMATER, ADAPAR, UTFPR, UNIOESTE, SANEPAR e IAP.

Com o aumento da nota, os recursos monetários do ICMS Ecológico destinados a Marmeleiro deverão aumentar. Esse fato vem ocorrendo nos anos anteriores: em 2013 o recurso foi de R$ 1.127.000,00; em 2014 foi de R$ 1.327.000,00 registrando um aumento de 200 mil. Agora com bom desempenho na avaliação e a boa nota a expectativa é que em 2015 o recurso destinado seja superior a 2014.