PREFEITURA DE MARMELEIRO REALIZARÁ MUTIRÃO CONTRA A DENGUE NO DIA 10.

Postado em: 07/02/2020

Na próxima segunda-feira, 10 de fevereiro, o Departamento Municipal de Saúde de Marmeleiro, em parceria com a Administração Municipal realizará um grande Mutirão de Combate á Dengue.

A partir das 8h, os servidores municipais e voluntários de organizações não governamentais e governamentais estarão reunidos no Centro Comunitário do Bairro Alvorada.

Após receberem as orientações do trabalho os participantes serão divididos em equipes que irão percorrer as ruas dos bairros da cidade, residências e empresas para conscientizar a população a combater o mosquito da dengue e também o mutirão de limpeza para acabar com criadouros do mosquito.

Este ano Marmeleiro não registrou nenhum caso de dengue mas, o município apresenta um índice de infestação do mosquito de 2,4 e está em estado de alerta para a Dengue.

Por isso, a Diretora Municipal de Saúde, Marilene Romio, reforçou que “nossa meta é termos índice zero de infestação e vamos trabalhar com o mutirão para afastarmos o risco de enfrentarmos uma  epidemia de Dengue, conforme  está prevendo o governo do estado para todo o Paraná”.

A estratégia de ação do mutirão será a de percorrer toda a cidade, com exceção de locais que já foram feitos os bloqueios este ano. “Pedimos a colaboração de todos os moradores para que permitam a entrada dos voluntários que estarão  orientando sobre o combate ao mosquito e também  encaminhando a limpeza porque  a população não pode  relaxar com os cuidados nem esquecer que a Dengue mata, por isso, mude sua atitude e elimine os criadouros do mosquito”, reforçou a Diretora de Saúde Marilene Romio.

SINTOMAS E TRATAMENTOS*

A dengue pode apresentar-se na forma clássica e na forma grave - que necessita de maiores cuidados em leitos de observação ou internação. A dengue grave inicia com os mesmos sintomas da dengue clássica e, com o término da febre, surgem os sinais de alarme.

Normalmente, os sinais de alarme ocorrem entre o 3º e 5º dia, esse é o chamado período crítico para dengue. Tratado com hidratação e medicação sintomática corretamente, a maioria dos casos evolui para cura.

SINTOMAS CLÁSSICOS DA DENGUE*

• Febre alta com início súbito
  • Dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles