1.550 ALUNOS RETORNAM ÁS AULAS DIA 06

Postado em: 04/02/2020

A rede municipal de ensino de Marmeleiro inicia as aulas do ano letivo de 2020 na próxima quinta-feira, 06 de fevereiro. Ao todo serão cerca de 1.550 alunos da Educação Infantil ao 5º ano.  O município possui 06 escolas municipais e 02 CMEIS-Centro Municipal de Educação Infantil e 130 professores, sendo 40 na educação infantil e  90 no ensino fundamental.

Este ano, estão matriculadas 350 crianças nos CMEIs e de acordo com a Diretora Municipal de Educação, Marilce Bednarski, “a fila de espera praticamente zerou e  estamos atendendo a demanda  na medida do possível com  novos cadastros”.

Marilce lembra que já está tudo pronto e algumas ações sendo finalizadas antes do inicio das aulas como por exemplo: a manutenção dos jardins e a realização de pequenos reparos como: troca de lâmpadas, torneiras ou vidros  e, a limpeza  de aparelhos de ar condicionado.  Todas as escolas  estão  em fase final  de renovação da aprovação de funcionamento de acordo com as normas da Vigilância Sanitária  e Corpo de Bombeiros. Até quinta-feira, 06, os 12 ônibus disponíveis para o transporte escolar dos alunos do município passarão pela vistoria do Detran, para confirmar  que  as normas de segurança   e os equipamentos exigidos estão de acordo com a legislação.

Dando continuidade ao retorno das aulas, na última segunda-feira, 03 de fevereiro, teve início as atividades da Semana Pedagógica para todos os funcionários da rede municipal de ensino.  Na abertura dos trabalhos foi apresentado informações gerais sobre o ano letivo, com a implantação do novo PPP- Projeto Político Pedagógico a partir da BNCC- Base Nacional Comum Curricular e  Referencial Curricular do Paraná, também informações do Departamento de Recursos Humanos e o público assistiu a contação de história e também a orientações com a equipe da Vigilância Sanitária e a Diretora de Saúde do Município, Marilene Romio, sobre o combate a Dengue em Marmeleiro.

Na terça-feira, 04, o trabalho foi de planejamento; na quarta-feira, 05, reunião com os diretores e suas equipes nas escolas; e na quinta-feira, 06, está programada  para  às 19h, no Centro Múltiplo Uso, no Bairro Três Pinheiros, a palestra  sobre “Descubra como alcançar uma vida Extraordinária em 2020”. O evento é aberto á comunidade, a entrada é  2 litros de leite que serão entregues para a APAE de Marmeleiro.

A Diretora Marilce, lembrou que o resultado da Prova Paraná, realizada no município e em todo o  estado para os  5ºs anos , no dia 27 de novembro do ano passado, apontou  um índice muito positivo em Marmeleiro. Na Língua Portuguesa, 76% dos alunos  atingiram a média  de 227,2 pontos, ficando  de acordo ou a cima  do padrão;  e em Matemática, 64% dos alunos, ficaram com a média 243,5, e  estão com nível adequado ou acima  do índice do Paraná. Lembrando que  até 200 pontos  é considerado a baixo da média  no estado.  “Isso significa  que a Educação de Marmeleiro  está  no caminho certo e estamos trabalhando juntamente com toda nossa equipe de professores para continuarmos avançando”, avaliou Marilce.

A Diretora Marilce disse ainda que Marmeleiro  também aderiu  este ano ao  Programa do Governo do Estado do Registro de Classe On-Line. Com isso, o professor fará a chamada on-line e o registro do conteúdo trabalhado em sala de aula no dia, também estará on-line. Inicialmente estará funcionando em 4 escolas  e a próxima etapa será  iniciada nas demais  unidades.

O prefeito Jaimir Gomes, dá as boas vindas a alunos, professores e parabeniza a todos pelo resultado. “Acreditamos no poder transformador da educação por isso, sempre apoiamos as ações e projetos desenvolvidos pelo Departamento e continuaremos investindo para garantir qualidade de ensino e de trabalho aos professores e servidores municipais”, acrescentou o prefeito Jaimir Gomes.

Marilce apontou que “as obras e melhorias realizadas nos últimos três anos e as que estão em andamento também garantem mais qualidade para a educação”. A Administração Municipal construiu 4 novas salas de aula no CMEI Regina Verônica Muller e  trocou o telhado do prédio antigo;  também foi realizada a troca  do telhado da Escola Municipal Souza Naves, no Distrito do Alto São Mateus; manutenção do sistema elétrico de 03 escolas que estavam inadequadas devido  ao comprometimento de antigas instalações na rede de ar condicionado; pintura  completa na Escola Municipal Perseverança e no CMEI Hilda Berlato Vivan, no centro; e a manutenção diária e reparos em todas as unidades escolares para garantir  uma educação de qualidade aos nossos alunos.