OFICINAS COMUNITÁRIAS: NOVA ETAPA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE MARMELEIRO

Postado em: 16/12/2019

O trabalho de Revisão do Plano Diretor de Marmeleiro entrou na segunda fase na última semana, dias 11 e 12 de dezembro, quando foram realizadas as oficinas comunitárias para os moradores da cidade, na Câmara de Vereadores, e no interior, para os agricultores, no Km 15, Bom Jesus e Alto São Mateus. E essa fase de diagnóstico, encerra no final de janeiro, quando será realizada, no dia 30/01, uma nova Audiência Pública para que todos os moradores participem.

Lembrando que o último Plano é de 2007 e a legislação exige que seja revisto a cada 10 anos. Nos últimos anos foram realizadas algumas atividades e estudos preparatórios e agora, para a etapa de revisão e mobilização social, foi contratada por meio de licitação a empresa Ecotécnica Tecnologia e Consultoria, que  coordena todos os trabalhos.

Durante os encontros com as comunidades, neste mês de dezembro, a equipe apresentou dados de diagnósticos e as pessoas  puderam compartilhar impressões, necessidades e demandas da população quanto às questões que envolvem os serviços públicos, o uso e ocupação do solo, meio ambiente, potenciais de desenvolvimento, fragilidades vivenciadas em Marmeleiro.

Também foram realizadas abordagens mais aplicadas, demonstrando os resultados dos cruzamentos de informações coletadas com a prefeitura e as técnicas adotadas em especial, a obtida com o Sistema de Informações Geográficas. Dessa maneira, foram expostas tendências de ocupação urbana, concentração de atividades econômicas versus moradias, capacidade de atendimento das infraestruturas, entre outros.

Para o prefeito Jaimir Gomes, “esse é um processo democrático importante para  que a Revisão do Plano Diretor  Municipal seja eficiente  e por isso  a Administração Municipal não tem medido esforços para que todas as etapas sejam cumpridas e a participação popular seja  cada vez maior já que, o objetivo é  pensarmos , todos juntos,  no futuro do desenvolvimento econômico social e de todos os aspectos para Marmeleiro”.

O arquiteto e urbanista, um dos coordenadores da Ecotécnica, Gustavo Gaspari, observou que essa fase do diagnóstico pode ser compreendida da seguinte maneira: “quando você vai ao médico, ele solicita vários exames e você realiza inclusive um raio X , também relata  sua rotina, faz uma autoanálise e  conta como seu corpo funciona;  depois o médico  indica qual  remédio terá de tomar e o tratamento a seguir e essa fase da Revisão do Plano Diretor  tem esse princípio, o de ouvir  as impressões e opiniões dos  moradores  para depois  concluir  um diagnóstico  e só assim é possível apontar caminhos e direções para o município melhorar, ampliar  ou evitar determinados problemas”.

Lembrando que a Revisão do Plano Diretor Municipal é feita com a participação dos integrantes do poder executivo, legislativo e dos moradores, e esse processo culmina em um conjunto de Leis que deverão ser aprovadas pela Câmara de Vereadores.

A primeira etapa da Revisão teve início no dia 24 outubro com oficinas técnicas, e Audiência Pública.  Agora os trabalhos seguem no próximo ano, Além da audiência pública para final de janeiro, em fevereiro, será iniciada a etapa de discussões de propostas para o Plano Diretor, que serão amplamente discutidas com a comunidade.

Destacando que essas discussões não envolvem apenas aspectos urbanísticos mas sim, questões de saúde pública, educação, desenvolvimento econômico e rural, mobilidade, meio ambiente, infraestrutura e acesso a equipamentos sociais, enfim,  tudo o que diz respeito a melhoria da qualidade de vida das pessoas por isso, a equipe de trabalho  insiste para que as pessoas participem das discussões. Por isso fique atento  as novas reuniões , oficinas e audiências públicas das próximas etapas da Revisão do Plano Diretor Municipal em Marmeleiro.