PROTEÇÃO ESPECIAL : PALESTRA AOS JOVENS

Postado em: 07/11/2019

Proteção Especial

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MARMELEIRO TROUXE À COMUNIDADE PALESTRA SOBRE TECNOLOGIA x RELACIONAMENTOS

O Departamento de Assistência Social de Marmeleiro, por meio da equipe de Proteção Especial, representada pela Psicóloga Ellen Hirasaka e, pela Assistente Social Anne Caroline D Zorzi , desenvolve projetos direcionados ao público em vulnerabilidade   do município, entre eles: Fábrica  das Emoções; Habilidades em Ação e Reconquistando  Sonhos. A equipe conta com o auxílio para desenvolver esses projetos das estagiárias: Heloísa Melo, Tamily Miott e Jaqueline Back Dantas.  E durante o mês de novembro estará  realizando  palestras e oficinas para a comunidade.

Na última quarta-feira, 06, no Centro de Capacitação de Professores, no 2º piso da prefeitura de Marmeleiro, adolescentes  que participam do projeto Reconquistando Sonhos e jovens de escolas do município, além de pais e professores  assistiram a palestra  sobre Tecnologias X Relacionamento, com o psicólogo Osvaldo Junior Panseira Waczack. Escritor e palestrante há mais de 10 anos ele  tem atuado  diretamente com o público jovem em eventos por todo o Brasil. Nesta palestra Osvaldo abordou sobre a dependência tecnológica e os impactos que ela causa nas relações sociais, profissionais e familiares e esse tema  foi pensado  justamente  pela a realidade dos dias atuais.

Participaram da palestra: a Diretor Municipal de Assistência Social, Célia de Oliveira, a psicóloga Mary Ellen Hirasaka; a assistente social, Anne Caroline D’ Zorzi;  Girlei da Rosa Braz , Assistente Social; a Jaqueline Back Dantas, estagiária de Serviço Social;  Tammine Beilner Leite - Chefe de divisão; Marivone Franscescon- administrativo; Jessica Verza,estagiária do CRAS, além das estagiárias de psicologia: Heloísa Melo e Tamily Miott .

“Durante a palestra o foco foi conscientizar as pessoas  da importância das relações interpessoais, de como se relacionam com as pessoas e sugerir que deixem  um pouco de lado a tecnologia  e buscar amis esse calor humano, essa atenção com as pessoas, os familiares entre os amigos  para ter mais qualidade  na vida  e nas relações entre as pessoas. E sabemos que  o desafio é  a gente conseguir viver com a tecnologia, porque ela faz parte da nossa realidade de vida, social e temos que conviver com ela, mas precisamos  também saber  viver sem ela”, observou Osvaldo.

A adolescente Allana Pompermaer, que assistiu a palestra achou a abordagem muito boa “porque   a gente  percebe que as pessoas  estão ficando mais tempo  no mundo tecnológico (internet)  e isso precisa ter equilíbrio e  esse é nosso desafio, sair disso  e saber que  podemos falar  e refletir sobre o assunto, já  alivia a nossa ansiedade”.

As próximas palestras e oficinas, a serem realizadas pela equipe de Proteção do Departamento de Assistência Social de Marmeleiro já estão confirmadas.  Anote a programação:

Dia 13/11- Palestra sobre As mudanças da sexualidade, com a psicóloga Claudia Maio.

Local:Departamento de Assistência Social, às 13h30.

Dia 20/11-Oficina sobre Convivência Social, com a Educadora Social Jessica de Souza Bellé.

Local:Departamento de Assistência Social, às 13h30

Dia 27/11-Palestra com NUMAPE (Núcleo Maria da Penha)-  Dia internacional de Luta Contra Violência à Mulher

Local: Centro de Capacitação de Professores, às 13h30

Dia 28/11-Palestra sobre Prevenção ao uso indevido de drogas, com o Assistente Social Jorge Cesar Abasto Angulo.

Local:Centro de Capacitação de Professores, às 13h30

Dia 11/12– Palestra com o tema: Diversidade e cuidados para o convívio saudável- ministrada pelo NEDDIJ

Local:Centro de Capacitação de Professores, à tarde,

Saiba um pouco mais sobre o funcionamento dos Projetos:

Reconquistando Sonhos-  é voltado aos adolescentes, com faixa etária de 12 a 18 anos, que cumprem medida socioeducativa, com o objetivo de refletirem sobre os atos cometidos mostrando-lhes novas possibilidades.

Fábrica das Emoções-  envolve crianças de 3 a 10 anos de idade, com o objetivo de auxiliar na construção do desenvolvimento emocional e no manejo de suas relações sociais de forma a favorecer também suas percepções, o processo de aprendizagem e desempenho.

Habilidades em Ação-  direcionadas aos adolescentes, com faixa etária de 12 a 18 anos, com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades sociais para crianças e adolescentes com dificuldades interpessoais para melhoria do desempenho social, auxiliando no desenvolvimento de estratégias de habilidade de auto- conhecimento, auxiliando suas relações familiares, entre outros ambientes na qual está inserido, bem como na resolução de problemas, na melhoria da convivência com colegas e a lidar com o aumento da responsabilidade e autonomia.