DENGUE: COMBATE AO MOSQUITO DEVE SER REFORÇADO

Postado em: 21/10/2019

DENGUE: COM A CHEGADA DAS CHUVAS E CALOR O COMBATE AO MOSQUITO DEVE SER REFORÇADO

O Departamento Municipal de Saúde de Marmeleiro  e o Comitê Municipal de Combate a Dengue permanecem em vigilância ao mosquito da Dengue.  Entre as ações no momento estão a conscientização da população  e as visitas domiciliares dos Agentes  Comunitários de Saúde e os Agentes  Comunitários de Endemias. O objetivo é reforçar as orientações para a população estar atenta e eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti observando vasos de flores,  objetos que possam manter água parada  e  eliminar lixos e entulhos  nos quintais.

Em julho, o Lacen-Laboratório Central do Estado do Paraná, considerou que o município apresentava uma Epidemia de Dengue por conta dos números. O índice de Infestação do Mosquito estava em 5,4. Para impedir o avanço dos casos  da doença o Departamento de Saúde, com apoio da  Administração Municipal e seus departamentos, além do Comitê e de parceiros, reagiu com intensidade, realizou um grande mutirão de limpeza para acabar com os focos da dengue e inúmeras ações de bloqueio para impedir  a proliferação do mosquito.

E por conta das ações realizadas, o índice de infestação caiu para  0,4, considerando que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de que esse número seja menor  que 1% .

Mas, a Diretora Municipal de Saúde de Marmeleiro, Marilene Romio, faz um alerta, mesmo com a queda no índice de infestação, para que “ a população  não relaxe no combate ao mosquito, que  limpe seu quintal, destrua os criadouros do mosquito porque  com a chegada das chuvas e o calor, o risco de enfrentarmos uma nova epidemia ainda é grande, por isso,  pedimos a vigilância de todos no combate ao mosquito da Dengue”.

Legenda: Integrantes do Comitê de Combate a Dengue durante reunião para definir as estratégias e ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti.