ABERTURA DO OUTUBRO ROSA EM MARMELEIRO TEVE 1º AULÃO DE DANÇA NA PRAÇA

Postado em: 14/10/2019

Em Marmeleiro a abertura oficial das ações do Outubro Rosa foi marcada com o 1º Aulão de Dança na Praça.

Participaram do evento: o prefeito Jaimir Gomes e a primeira-dama, Elizangela Gomes da Rosa; o Vice-prefeito Altair Gabriel e a esposa, Jane Junques; a Diretora Municipal de Saúde, Marilene Romio, equipes de saúde, as integrantes da ONG Mão Amiga, de Francisco Beltrão. A ação foi realizada no início da noite de sexta-feira, 11 de outubro, na Avenida Macali, em frente a Prefeitura e teve a parceria das Academias Kairos e a Ativa Corpus.

Na abertura, o prefeito Jaimir falou da importância do evento: “que esse grito de prevenção possa ecoar desta ação, para que possamos alcançar as mulheres no combate ao câncer",afirmou.

A Diretora Marilene agradeceu ao apoio dos parceiros na ação e a disposição da ONG Mão Amiga, em compartilhar orientações sobre o trabalho de prevenção, também pelo  empenho de toda a equipe e parceiros colaboradores, e ressaltou que durante todo o mês de Outubro estarão realizando atividades de prevenção  nas Unidades Básicas de Saúde

Em Marmeleiro, há registro de 13 mulheres com câncer de mama e 5 com câncer de cólon de útero mas, “esses números podem ser bem maiores e por isso, insistimos na prevenção e no  cuidado”, lembrou Marilene.

Durante a fala, a coordenadora de enfermagem do Departamento de Saúde, Indianara Cechinel, também destacou que os índices da doença no município devem servir como alerta para a importância das mulheres estarem realizando, principalmente neste mês de outubro,  exames de mamografias e preventivo de colo de útero, para que a doença possa ser identificada o quanto antes.

A vice-presidente da ONG Mão Amiga, Lurdes Giacobo, compartilhou um pouco da história do Outubro Rosa, que iniciou nos Estados Unidos e chegou no Brasil em 2004 e que é muito importante compreender que manter os cuidados com o corpo, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, também fazem parte da prevenção ao câncer. “Por isso, fazemos esses trabalhos de orientação e informação”, comentou Lurdes.

Durante a abertura foi feito um ato de entrega de cabelo para confecção de peruca para pacientes que perdem os cabelos após o tratamento com quimioterapia.

A pequena Daniela Gabriela Ribas decidiu cortar o cabelo e doar para as crianças que enfrentam o câncer. “Quando eu ouvi as mulheres falando no palco eu pedi para minha mãe ir pra casa buscar o cabelo que eu havia cortado, porque isso é legal e vai ajudar outras pessoas”, lembrou Daniela.

A mãe, Sueli Ingrid Dahlke, que acompanhou a filha nesse gesto, compreende que a atitude dela “é uma demonstração de amor às vidas”.

Lurdes Giacobo agradeceu ao gesto da menina e explicou que receber a doação do cabelo é muito significativo “porque para fazer uma peruca, são necessárias doações de cabelo de cabelo de três pessoas, então, esse gesto é muito significativo”.

Durante uma hora os participantes puderam se exercitar com alongamentos e danças.  A dona de casa Classi Gomes gostou da ação: “é uma boa participar, mobiliza as pessoas e chama a atenção das mulheres para os cuidados com a própria saúde”.