SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO DE LEITE É REALIZADO EM MARMELEIRO

Postado em: 01/10/2019

O Departamento de Agricultura de Marmeleiro, em parceria com a Emater, Senar, Iapar, Adapar, Amsop, Assema (Associação dos Secretários Municipais de Agricultura) realizou no dia 23 de setembro o Seminário de Produção de Leite, no município e reuniu cerca de 70 produtores. O trabalho está sendo feito nos 42 municípios do Sudoeste, envolvendo a cadeia produtiva do leite.

A intenção dos seminários é levar a informação  e orientação ao produtor sobre a Instrução Normativa 76 e 77-MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O prazo dado pelo Ministério da Agricultura para cobrar a normativa é a partir de novembro deste ano. O vice-prefeito Altair Gabriel, representando o prefeito de Marmeleiro Jaimir Gomes, que na ocasião cumpria agenda oficial no estado, deu as boas vindas aos participantes do Seminário.  Também participara: o Diretor de Agricultura do Município, Guilherme Baggio, a, Chefe do escritório regional da Seab em Francisco Beltrão, Denise Chiapetti Adamchuck, os representantes das entidades parceiras do evento, e o palestrante, o Instrutor do Senar, o médico veterinário, Luís Lanzarini.

De acordo com a, Chefe do escritório regional da Seab em Francisco Beltrão, Denise Chiapetti Adamchuck, embora a maioria dos produtores já cumpra a normativa, a preocupação fica com aqueles que ainda não  se adequaram e, se não cumprirem as normas,  serão excluídos da atividade. “Por isso, o Seminário orienta sobre detalhes bem práticos como por exemplo: o leite na propriedade precisa estar a 4º graus, e pra isso  tem de haver um investimento em resfriador  de expansão. E ainda existem pontos específicos no passo a passo lá na ordenha na higienização do equipamento de ordenha, da sala de ordenha, ações que garantem ao produtor, que naquela amostra do leite que o freteiro coleta todo o mês, tenha uma quantidade de bactérias mínimas exigidas e isso, vai fazer com que o produtor fique dentro da instrução normativa sendo legal, produzindo leite  com qualidade e tendo aquela renda mensal tão importante pra nossa região”, considerou Denise.

Para o Instrutor do Senar, que ministra a palestra, o médico veterinário, Luís Lanzarini, “basicamente o que a gente busca com essa palestra é abrir mais os olhos dos agricultores em relação a sanidade do leite e  mostrando que, tendo sanidade conseguimos alcançar mercados e essa  é nossa  preocupação. Afinal,  não queremos só produzir leite e sim, leite de qualidade e, alcançar mercados que possam nos trazer retornos econômicos que vão nos levar  a mais avanços dentro da área. Queremos ainda que, a atividade seja atraente não só para a terceira idade mas para filhos e netos e que se mantenham no campo”, reforçou Lanzarini.

O Diretor Municipal de Agricultura de Marmeleiro, Guilherme Baggio, reforça que de acordo com o último Censo do IBGE-2017, 754 propriedades produzem leite e por isso, “temos incentivado, insistido e orientado para que  nosso produtores realmente cumpram as Normativas e dessa maneira estaremos  garantindo a permanência deles na propriedade, e avançando na qualidade do leite produzido no município”.