IX CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REUNIU MAIS DE 180 PROFESSORES MUNICIPAIS

Postado em: 05/09/2019

Este ano o tema da capacitação continuada  foi Professor Informado, Professor Motivado

Foram dois dias intensos, 29 e 30 de agosto, com muitas palestras, interatividade, apresentações musicais, teatrais e muita emoção durante o IX Congresso Municipal de Educação de Marmeleiro que teve como tema este ano: Professor Informado, Professor Motivado. Participaram desta capacitação mais de 180 professores da rede municipal de ensino de Marmeleiro e alguns de Renascença.

Durante a abertura oficial do Congresso fizeram parte da Mesa de Honra: o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes; o vice-prefeito, Altair Gabriel; o vereador Landerson Biancato, representando a Câmara de Vereadores; o coordenador do setor Pedagógico, Leandro Daneluz Gonçalves-representando o Núcleo Regional de Educação e a Diretora Municipal de Educação de Marmeleiro, Marilce Bednarski. Também participaram do congresso os representantes do Sicoob Vale do Iguaçu: o gerente da Agência de Marmeleiro, Roger Marcelo Da Rocha; o delegado do Sicoob Vale do Iguaçu, Ademir Flach, e o conselheiro do Sicoob, Ademir Jorge Arisi.

“A Administração Municipal e o Departamento de Educação acreditam  muito na formação continuada do professor”, lembrou o prefeito Jaimir durante a abertura do congresso. E continuou ao destacar que “ser professor não é apenas uma escolha profissional ou um trabalho, é sim uma missão, e Marmeleiro está no caminho certo ao valorizar cada vez mais nossos professores, oferecendo a capacitação continuada e o resultado é percebido com nossos alunos que no último IDB Marmeleiro conquistou a nota 7.0”.

A Diretora Municipal de Educação, Marilce Bednarski, ressaltou que o Congresso de Marmeleiro é um evento muito importante para a Educação do município e que mais uma vez proporcionou momentos de amadurecimento, conhecimento e evolução.  “Foram quatro palestras com profissionais renomados que atenderam e superaram nossos anseios, de forma reflexiva sobre temas atuais e pertinentes, instigando novos olhares e aprendizados de forma alegre e bem humorada pois, esta era a proposta. Foi possível perceber que apesar de todos os obstáculos podemos agir de maneira alegre e feliz em nossa profissão. Atitude que fará bem para o educador e principalmente para o aluno. As discussões desse evento, com certeza,  repercutirão na sala de aula, ampliando as formas de trabalho e o maior beneficiado será nosso aluno, razão maior de nosso empenho e dedicação” , avaliou a Diretora Marilce.

No palco do Centro de Capacitação de Professores Se apresentaram: o músico marmeleirense, Pedro Otávio Siqueira, aBanda Entre Amigos da Escola Especializada da APAE, o Coral Municipal de Marmeleiro, Adulto e Infantil, sob a regência orfeônica de Sue Damares Elvas; alunos do 2º ano da Formação de Docentes do Colégio Telmo Octávio  Muller apresentaram a peça: As meninas que queriam chegar a Lua. Teve ainda uma dinâmica física com o educador físico, Cristian Santos; alunos da Escola Entre Amigos/APAE, apresentaram um clássico das histórias infantis: A Bela e a Fera; e o monólogo: Em Terra de Ego, Quem tem um Olho Fecha, escrito, dirigido e interpretado  por Ráysa Sabrina Krasmann.

A palestra que deu início ao Congresso foi Ensinando e Aprendendo com Prazer: A Neurociência Entra em Ação, ministrada pelo professor doutor Nino Paixão.

Depois, a palestrante da área de Liderança, Cultura Colaborativa e Gestão de Pessoas, Eliane Brigmann, falou sobre Transformando-se Para Transformar. A palestra foi patrocinada pelo Sicoob Vale Do Iguaçu. Há três anos o município mantem uma parceria com o Instituto Sicoob no Programa Cooper Jovem, realizado com o Departamento de Educação.

A terceira palestra foi com opsicanalista Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida, que abordou  O Trabalho Docente como Prática de Felicidade. E encerrando o Congresso, o conferencista especializado em motivação no trabalho, motivação na educação e cooperativismo, Roberto Belotti, falou sobre: Professores Motivados, Resultados Extraordinários.