Marmeleiro: CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REUNIU MAIS DE 180 PARTICIPANTES

Postado em: 27/08/2019

O auditório do Centro de Capacitação de Professores de Marmeleiro esteve lotado, quinta-feira, 15 de agosto,  com os mais de 180 participante da  XIII Conferência Municipal de Assistência Social.  O tema deste ano foi sobre a “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”.

O evento que ocorre a cada dois anos, é organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Marmeleiro, em parceria com o Departamento Municipal de Assistência Social.

Durante a abertura da conferência o prefeito Jaimir Gomes, destacou a importância expressiva da participação popular neste momento de discutir as políticas públicas para o setor. “Considero um momento especial para apresentarmos soluções aos problemas, dialogarmos sobre propostas que venham garantir o direito das pessoas e principalmente, que possamos sair desta conferência municipal com sugestões e propostas que traduzam a nossa realidade porque as propostas apresentadas pelo estado começam aqui no município”, ressaltou o prefeito Jaimir

Participaram da mesa de honra; o prefeito Jaimir Gomes, a primeira dama, Elizangela Gomes da Rosa; a vice-dama, Jane Junques, a Diretora de Assistência Social de Marmeleiro, Célia de Oliveira; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Girlei da Rosa Braz, e a palestrante, Luciani Berti.

Na palestrante sobre que abordou o tema da conferência, Luciani Berti  destacou que a participação da comunidade foi bastante positiva nesta conferência, porém “ainda precisamos fortalecer o controle social e  construir uma política pública com orçamento definido”. E acrescentou que “os espaços das conferências e dos conselhos são muito importantes para que a população compreenda está política”.

Para Luciani Berti , “é preciso compreender que a Política de Assistência Social não é  ajuda ou caridade, é política de seguridade social, ou seja, de proteção social, que é direito do cidadão e dever do Estado em garanti-la".

Durante a conferência os participantes se reuniram em 3 grupos  para discutir os Eixos:  1- A  assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado. Eixo 2 - Política Pública tem que ter financiamento público. Eixo 3- A participação Popular garante a democracia e controle social.

E entre as propostas a serem enviadas a Conferência Estadual, os grupos selecionaram as relacionadas ao fortalecimento e manutenção dos Conselhos de Assistência Social (Eixo 1); a garantia de 10% do orçamento estatal para a política de Assistência e a garantia de financiamento do estado para todos os municípios (Eixo 2), e também a capacitação continuada dos trabalhadores da área e dos conselhos ofertada pelos 3 entes federativos (Eixo 3).

A Diretora Municipal de Assistência Social, Célia de Oliveira, considerou que o município de Marmeleiro viveu um momento especial em que “foram apresentadas soluções aos problemas, foi possível dialogarmos sobre as propostas que venham garantir  o direito das pessoas e só assim, com muita responsabilidade, comprometimento com a vida, que podemos contribuir de fato para que as políticas públicas sejam transformadas em realidade e que  elas possam garantir efetivamente o  direito do cidadão”.

Participaram da conferência: os usuários do CRAS- Centro de Referência da Assistência Social, os beneficiários do programa Bolsa Família, do BPC-Benefício de Prestação Continuada, entidades relacionadas a política de assistência social, Conselhos Municipais, e a população de forma geral.