AÇÃO DE SAÚDE INTEGRADA REUNIU DEZENAS DE MORADORES DO ALTO SÃO MATEUS

Postado em: 23/08/2019

O Departamento de Saúde de Marmeleiro realizou, na última quarta-feira, 21 de agosto, uma Ação de Saúde Integrada no Pavilhão do Distrito Alto São Mateus.

Na abertura oficial da Ação participaram: o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes (PSD),o vice-prefeito, Altair Gabriel (PSC), a Diretora de Saúde do município, Marilene Romio, e o vereador Landerson Biancato (PSC). “A Administração Municipal tem trabalhado em conjunto com os Departamentos para aproximar, cada vez mais a população dos serviços públicos e com isso garantir melhorias aos cidadãos. E esta ação integrada vem para deixar a Saúde mais perto das pessoas e isso é muito importante porque ao prevenir possibilita-se que as pessoas fiquem mais saudáveis e os resultados são muito positivos para toda a família e é assim que a Administração Municipal trabalha”, lembrou o prefeito Jaimir.

Para a Diretora Marilene, que coordenou a ação no Alto São Mateus, “o trabalho foi muito importante porque trouxemos até o bairro uma grande equipe integrada e multidisciplinar para acolher e atender aos moradores; outro aspecto também importante é o fato de permitir com isso que nossas equipes conheçam cada vez mais a realidade local e ofereça atendimento ainda mais próximo com orientações e serviços alcancem a todos desde crianças, jovens , adultos e, idosos e isso vem ocorrendo graças a Administração Municipal que disponibiliza  a ação para que a equipe possa sair e levar a prevenção até aos moradores, e assim trabalhamos não apenas a doença, e sim, a prevenção”, destacou a Diretora Marilene.

Na Ação Integrada atuaram vários profissionais entre eles: três enfermeiros, um psicólogo, assistente social,  terapeuta ocupacional do CAPS, educador físico da Academia de Saúde, o coordenador  da Vigilância Ambienta, um técnico em  enfermagem, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.

Entre os serviços oferecidos na Ação estão: orientações odontológicas de higiene, prótese e prevenção; saúde mental, CAPS; testes rápidos de Glicemia- HGT, aferição da pressão arterial e orientações sobre o autoconhecimento, tabagismo, saúde mental, nutrição e outros temas ligados a saúde do Homem.

A ação também fez parte da programação do Agosto Azul, mês dedicado a saúde do homem e tem como tema : “Homem Respeite a sua Saúde e Viva Melhor”.

Nesta Ação Integrada da Saúde de Marmeleiro, em conjunto com a Vigilância Ambiental, também foi orientando os moradores para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Com a aproximação das estações mais quente do ano, há o risco de proliferação do mosquito e uma epidemia de Dengue. “Uma luta, que todos precisam fazer a sua parte para impedir a proliferação do mosquito e o aumento dos casos de Dengue”, lembrou Marilene.

Para o morador, Sebastião dos Reis, a Ação foi “muito boa pra todos nós, e cada um tem que fazer a sua parte, não adianta ter vergonha de ir ao médico, ou só se preocupar,  porque a melhor ação é prevenir e aprovei essa ação aqui no bairro”.

O Carlos André, de seis anos, gostou do que viu e aprendeu com a equipe da odontologia porque  “pra mim valeu a pena, aprendi a usar o fio dental e ganhei um kit de higiene bucal”.

O Adão Pereira também aprovou a ação multidisciplinar dos profissionais da saúde e destacou que “para o homem é mais difícil de se prevenir  e procurar atendimento de saúde por isso, foi tão importante participara desta ação inclusive porque o pessoal lembrou que quando o assunto é dengue todos tem de estar atentos e  ajudar a combater o mosquito ”.