SAÚDE NA PRAÇA EM MARMELEIRO REUNIU MAIS DE 150 PESSOAS

Postado em: 30/07/2019

A Ação Saúde na Praça foi organizada pelo Departamento de Saúde de Marmeleiro com apoio da Administração Municipal e a parceria do Rotary, APAE, CAPS  I,a Polícia Militar e reuniu no último sábado, 27, cerca de 150 pessoas, no centro da cidade.

Para o Dia de Mobilização de Prevenção a Hepatites Virais, Combate a Dengue e Prevenção de Acidentes de Trabalho foram montadas quatro tendas para orientações à população e disponibilizadas 3 vans e uma ambulância adaptadas  para realizar os testes rápidos. Ao todo o Departamento realizou 100 testes rápidos de Hepatite B e CSífilis, HIV; 150 aferições de pressão e 100 testes de Glicemia–HGT. Além de várias orientações e prevenção de doenças mentais, vigilância contra a Dengue e acidentes de trabalho.

O prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes, e a Diretora de Saúde, Marilene Romio, também acompanharam de perto as ações na Praça. Durante a abertura, um educador físico proporcionou atividades de alongamento com os participantes.

Professores da APAE realizaram pinturas no rosto de crianças e adultos. Servidores do CAPS I atenderam 34 pessoas e foram  aplicados questionários para avaliação e diagnosticados na ação dois casos graves de idealização de suicidio que foram orientados e encaminhados ao serviço do Caps I.  Também houve orientação às pessoas sobre a inclusão social e os rotarianos também entregaram panfletos sobre a prevenção das Hepatites e doenças sexualmente transmissíveis.

A equipe da Vigilância Epidemiológica montou uma tenda para reforçar o combate ao mosquito da dengue. A equipe apresentou também uma dança musical que alerta sobre a ameaça do mosquito e o risco de morte por Dengue.

“Essa Ação de Saúde na Praça foi muito importante para que a população receba as orientações e os cuidados para garantir  mais saúde  e por isso,  junto com o Departamento de Saúde, estaremos  fazendo várias ações  como essa  para levar a prevenção cada vez mais perto do cidadão”, avaliou o prefeito Jaimir Gomes.

A Diretora Marilene Romio lembrou que “a ação demonstra a responsabilidade do município com a saúde da população e vamos intensificar  ainda mais  o trabalho de prevenção indo nos bairros e alcançando os moradores”.

Para quem conseguiu ir até a Praça, a ação foi positiva. É o caso da Gemanir Arisi  que se preocupa com  a saúde e considera que  “prevenir  é essencial para ter mais qualidade de vida”.

O Adão Landir também aproveitou para fazer os testes rápidos e para ele “ter saúde é tudo, sem ela não é nada fácil e por isso, acredito na prevenção”.