CAPS I DE MARMELEIRO REALIZOU O 1º ARRAIÁ

Postado em: 10/07/2019

Com um cenário de festa e alegria, pacientes de Marmeleiro e Renascença atendidos pelo CAPS I participaram, na última terça-feira,09, do 1º Arraiá do Centro de Atenção Psicossocial.  Com brincadeiras de pescaria, correio elegante, muita música e danças típicas os convidados se divertiram e assistiram ao casamento caipira.

O prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes,  a Diretora de Saúde, Marilene Romio, e a coordenadora do CAPS I, Luciane Berti, fizeram a abertura  oficial do Arraiá .

Ao todo o CAPS I possui cerca de 400 pacientes no cadastro ativo e mais 50 que participam das oficinas semanais. Ao todo são 08 profissionais, 5 deles técnicos, que  em conjunto com a coordenação do CAPS I prepararam a festa.

A coordenadora do CAPS lembra também que o CAPS I  é  um serviço de acolhimento de pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas decorrentes do uso de álcool e drogas. Muitos dos pacientes deste serviço já estiveram internados em hospitais psiquiátricos, mas a maioria nunca precisou porque hoje existem os CAPS.

“Nossa intenção ao realizar a atividade é  a de possibilitar a ressocialização, unir os pacientes para o fortalecimento de  vínculos e a festa caipira  é uma atividade  de grande integração que permite essa aproximação  inclusive ,  nossos pacientes  tem a possibilidade de compartilhar  experiências de vida  frente ao tratamento com transtorno mental  moderado e  grave e oferecer um momento  especial como esse é muito importante”, avaliou a coordenadora Luciane Berti.

O prefeito Jaimir Gomes também parabenizou a iniciativa e a Diretora de Saúde, Marilene Romio, comentou que “o momento é uma oportunidade de celebrar  a saúde e a vida de cada um”.

Para a paciente Luana Kuhn, 28 anos, a festa “é  legal porque a gente acaba conhecendo outros pacientes que não encontramos  na nossa rotina e acho muito importante essa integração”.