SESSÕES DE TEATRO ALERTAM CONTRA O USO DE DROGAS

Postado em: 04/07/2019

O Departamento de Saúde de Marmeleiro, por meio do NASF-Núcleo de Apoio à Saúde da Família, realizou, nos dias 27 e 28 de junho, um evento com atividade de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.  Dia 26 de junho foi o Dia Internacional de Combate as Drogas e o evento no município fez parte da programação.

O prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes, a Diretora de Saúde do Município, Marilene Romio, e a psicóloga do Nasf, Beloni Panizzon, fizeram a abertura oficial da ação.

A peça de teatro “De Mãos Dadas”, apresentada pelo grupo teatral de Concórdia SC, foi destinada aos alunos entre 11 a 18 anos, das escolas de Marmeleiro, e também a grupos de pacientes do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial.

O prefeito lembrou que as “ações de orientação e conscientização são muito importantes para nossa população e o teatro é uma ferramenta de grande impacto também entre nossos jovens, quando o assunto é prevenção às drogas”.

A psicóloga Beloni Panizzon  acrescentou que o “o objetivo do evento é orientar e sensibilizar os adolescentes, jovens e a comunidade sobre a importância da prevenção  quanto ao uso de drogas , lembrando que  a informação e o conhecimento  são ferramentas  estratégicas  e eficazes no  combate as drogas”.

Além do teatro, o Departamento de Saúde, por meio do NASF, irá distribuir nas escolas cartilhas educativas buscando esclarecer, orientar e prevenir sobre as  consequências do uso de drogas, bem como recursos de apoio, além  de informar  sobre os serviços que prestam ajuda em caso de necessidade .

A ação é uma parceria entre o Departamento de Saúde, Educação e o Nasf, por meio do Programa Saúde na Escola.

AÇÕES NO MÊS DE COMBATE AS DROGAS

Durante o mês de junho, o Departamento de Saúde, em parceria com os estagiários do curso de psicologia da Unipar/Francisco Beltrão, realizou, nas salas de espera das UBS do bairro Santa Rita e Centro, um trabalho de orientação para esclarecer sobre as consequências do uso de drogas e o fluxo de encaminhamentos em caso de necessidade aos serviços disponíveis para o tratamento no SUS.