19 PACIENTES DE MARMELEIRO REALIZARAM A CIRURGIA DE CATARATA

Postado em: 01/07/2019

A maioria dos 19 pacientes de Marmeleiro que se submeteu a cirurgia de catarata era idoso. O Mutirão das Cirurgias iniciou no dia  27 de junho e encerrou neste fim de semana no Hospital Regional do Sudoeste, em Francisco Beltrão.  Por conta da doença, mal conseguiam enxergar e agora, em poucas horas, já retomam a visão tranquilamente.

É o caso do Gomercindo Alves Pereira, de  63 anos. Ele estava com a visão dos dois olhos comprometida e mal conseguia  enxergar para caminhar sozinho. A cirurgia chegou como um grande alívio e esperança de vida. “Meu Deus, estava muito difícil não conseguia fazer as coisas direito ,nem caminhava   com segurança porque  uma vista  estava muito ruim e a outra já estava ficando doente, eu estou feliz de mais, agora a vida fica diferente  e me sinto muito  animado porque  já estou vendo e ter sido muito bem atendido nesse procedimento deixa a gente  ainda mais feliz”,  contou o paciente.

Dos 21 pacientes cadastrados para  cirurgia, dois  não tiveram a recomendação cirúrgica para catarata, os outros 19 fizeram a cirurgia na quinta-feira e,  na sexta, retornaram ao hospital para o exame pós cirúrgico. Alguns, 11 deles, também tiveram a indicação para a cirurgia do segundo olho, totalizando então, 30 cirurgia de catarata. O paciente mais velho tem 89 anos e o mais jovem 30.

Acompanhados  pela Diretora de Saúde, Marilene Romio, e  a equipe técnica, os 21 pacientes de Marmeleiro foram levados  até o Hospital Regional de Francisco Beltrão por um ônibus da saúde. Após serem encaminhados para o centro cirúrgico e, submetidos  a cirurgia de catarata,  todos retornaram para casa.

O prefeito Jaimir Gomes, e  o vice-prefeito, Altair Gabriel, estiveram no  hospital,  conversaram com os pacientes e  em seguida, acompanhados pela Diretora Marilene Romio, e a  Diretora geral do Hospital Regional do Sudoeste, Cíntia Ramos, visitaram as acomodações, o ambulatório e  o local da cirurgia.

A participação do município no Mutirão da Cirurgia de Catarata no Hospital Regional  aconteceu porque a Administração Municipal de Marmeleiro, por meio e do Departamento de Saúde,  autorizou o pagamento complementar com recursos próprios. Esta ação é feita com recursos tripartite: governo municipal, estadual e federal , sendo organizado todo o processo pela ARSS e Hospital Regional do Sudoeste.

O prefeito Jaimir Gomes, reforçou que por meio do mutirão “foi possível garantir que nossos pacientes  fizessem a cirurgia de catarata perto de casa, em um hospital especializado, sem precisar se deslocar  por quilômetros  até um centro maior, e isso permitiu um atendimento com mais acolhimento, oferecendo cada vez mais, saúde de qualidade para nossa população; vê-los felizes por realizarem esse procedimento em poucas horas, é muito gratificante porque sabemos que os benefícios  são muito  significativos”.

A Diretora de Saúde, Marilene Romio, lembrou que o município de Marmeleiro investiu, com recursos próprios, para pagar o complemento dessa parceria das cirurgias. “Foi muito emocionante ter a oportunidade de acompanhar   de perto  esse atendimento e verificar   a alegria deles; é muito bom, porque além  de restabelecer a qualidade de vida, muitos vão  poder  por exemplo, pegar no colo os netinhos que eles não enxergavam direito e também ver o colorido  bonito da vida”, destacou Marilene.