PASSEATA E PALESTRA SHOW MARCARAM AS AÇÕES DO DIA 18 DE MAIO

Postado em: 17/05/2019

Para conscientizar toda a comunidade sobre a importância do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes- Dia 18 de Maio, a Prefeitura de Marmeleiro, por meio do Departamento Municipal de Assistência Social em parceria com o CMDCA- Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente realizou duas ações importantes na última sexta-feira, 17: uma passeata e  uma palestra show.

No começo da manhã, a Passeata Faça Bonito, teve a concentração em frente ao CRAS, e as pessoas percorreram ruas do centro da cidade. Durante a caminhada, os participantes distribuíram  uma flor amarela, confeccionada  como símbolo da campanha, para moradores. Depois a atividade foi encerrada na Praça Central. Participaram da ação o prefeito de Marmeleiro Jaimir Gomes, a Diretora de Assistência Social, Célia Roseli de Oliveira, psicólogos, assistentes sociais e toda a equipe  técnica; a presidente do CMDCA, Dangrei Lourdes Dalla Corte; Conselheiros Tutelares, a Diretora de Saúde, Marilene Romio  e servidores  do departamento, além de alunos e professores do Centro de Convivência; adolescentes do Colégio Estadual de Marmeleiro, e o diretor  Celso Pedro Scolari.

Durante a tarde, no Centro de Capacitação dos Professores, 2º piso da prefeitura, foi realizada a palestra Show, com o tema: Esquecer é permitir, lembrar é combater.  Com uma linguagem  jovem  e muita interação com as crianças e adolescentes a palestra  apresentou  exemplos práticos de situações que  levam crianças a condições de abuso, e como elas podem se proteger e denunciar.

Participaram da mesa de honra: o prefeito de Marmeleiro Jaimir Gomes; o promotor de Justiça de Marmeleiro, Arthur Jonas Mendonça e Araújo; o  juiz de Direito da Comarca de Marmeleiro, José Guilherme Xavier Milanezi, o sargento da Polícia Militar , Krasman, a representante  da Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná, Mariluz Zanin Petry; a presidente do CMDCA, Dangrei Lourdes Dalla Cort, a Diretora  do Departamento de Assistência Social, Célia Roseli de Oliveira, e o palestrante Claudinei Abanézi.

Durante a abertura do evento o prefeito Jaimir lembrou “a importância de  conscientizar a todos  e combater o Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes para que possamos afastar  cada vez mais esses crimes de nossas crianças e adolescente”.

O juiz de Direito da Comarca de Marmeleiro, José Guilherme Xavier Milanezi, destacou  também  a necessidade de todos os envolvidos nessa rede de proteção de  “trabalharmos juntos para que  crianças e adolescentes abusados recebam um tratamento psicológico após o abuso  e que as feridas causadas  sejam  tratadas e   para isso, proponho que criemos braços colaboradores envolvendo também  universidades da região com cursos de psicologia para atender não só   a Marmeleiro mas a região”.

O promotor de Justiça de Marmeleiro, Arthur Jonas Mendonça e Araújo, destacou ainda que ” é importante que esse dia não seja apenas um momento de reflexão e sim de firmar um compromisso  entre os atores e responsáveis pela proteção das crianças e adolescentes, pela sociedade civil para que  saibam falar, se expressar e inda, precisamos preparar professores e  todos os que tem contato com  eles porque esse é um tema que faz parte do nosso dia a dia e precisamos combater todo o abuso”.

A Diretora de Assistência Social de Marmeleiro, Celia, “agradeceu a todos  que participaram  deste dia  porque  acreditamos que somente unindo nossas forças, e trabalhando juntos,  podemos construir  um futuro cada vez mais seguro para nossas crianças e adolescentes”.

OS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA

Os números não permitem o esquecimento. São assustadores. Em 2017, o Brasil recebeu pelo Disque 100, mais de 100 mil denúncias de abuso com crianças entre 4 e 11 anos, principalmente por negligência, violência psicológica, violência física, violência sexual, entre outras violações. E em Marmeleiro o Relatório de Gestão da Politica dos direitos da criança e do adolescente do 1º e 2º Quadrimestre de 2018, revela que só até o 2º quadrimestre foram atendidos 94 casos pelo Conselho Tutelar e por meio da Proteção Social Especial, e todos envolvendo violência, abuso infantil e negligência familiar.