MARMELEIRO REALIZOU A 13ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE

Postado em: 21/03/2019

O Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Administração Municipal de Marmeleiro realizou a XIII Conferência Municipal de Saúde.  Com o tema deste ano, Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS reuniu na última quinta-feira, 21, cerca de 140 participantes.

O evento foi realizado no Centro de Capacitação de Professores, no 2º piso da prefeitura e contou com a presença dos delegados (escolhidos durante as pré-conferências no mês de fevereiro), seus convidados, além de estudantes e prestadores de serviço. A conferência é feita a cada 4 anos e tem o objetivo de discutir as demandas de saúde da nossa região buscando caminhos para que o sistema único de saúde seja mais resolutivo, levando propostas a conferência estadual para que o serviço em nível secundário e terciários sejam efetivos.

A Diretora de Saúde de Marmeleiro, Simone Antes, salientou sobre a  importância destas discussões  constantes de políticas públicas “para que  todos tenham entendimento do funcionamento dos serviços e o   SUS é responsabilidade  de todos e a construção destas propostas  fortalece cada vez mais o Sistema único de Saúde”.

Durante a conferência, o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes, destacou a participação dos cidadãos na conferência. “Sabemos como é importante a população estar junto quando o assunto é a saúde do nosso município porque dessa maneira, dialogando com a comunidade e todos os envolvidos com a Saúde, podemos contribuir  para a formulação de políticas de saúde do município,  buscando novos caminhos e soluções para as dificuldades e problemas enfrentados no SUS”, acrescentou o prefeito.

Durante a conferência, a palestrante, Ivone Faust Sponchiado, que também é Secretaria de Saúde de Santa Isabel do Oeste, falou sobre os eixos temáticos da Conferência e destacou que “achave para melhorarmos o serviço de saúde pública é cada cidadão conhecer os seus direitos e assumir a sua obrigação, desenvolver a real cidadania, fazer parte do processo, e ao fazer uma crítica, apresentar uma solução e ela  vai ser discutida de uma forma diferente. A pergunta que tem de ficar para todos é: temos um problema: Sim. Quais são e eu o que fiz para melhorar isso?”

O vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e presidente da Comissão da Conferência, Joel Rodrigues, avaliou que “o trabalho este ano foi excelente, tivemos um ótimo debate. O maior desafio é fazer com que nossos governantes entendam a necessidade do investimento para a saúde e não congelem os recursos como fizeram recentemente, para 20 anos”. Joel que é cadeirante, após um acidente, relata que o SUS funciona e “pois usei todos os níveis do sistema, desde a atenção básica até a alta complexidade por isso, precisamos debater  todos os problemas de saúde pública porque o SUS funciona e não pode parar”.

A participante da   Conferência, Rosemari Scolari, comentou que “ o fórum de debates foi  muito bom e produtivo. Foram elencadas várias propostas e para nós  foi difícil escolhermos  a qual iria  para a conferência estadual mas isso, faz parte do processo democrático”

A Conferência teve 3 eixos temáticos: I Saúde como Direito; II Financiamento do Sus - da conquista à fragilização da seguridade social, III Consolidação do Sus-Reafirmar  os princípios do SUS;  Após os debates, os participantes elencaram  em plenária  11 propostas e  foram eleitas uma de cada eixo que será apresentada na Conferência Estadual de Saúde Acompanhe : Revogação da PEC 95/2016 com garantia de aplicação de recursos do orçamento geral da União para o Fundo Nacional de Saúde, permitindo a flexibilização destes recursos bem como  de recursos oriundos de emendas parlamentares destinados  aos serviços  do SUS. Segunda proposta: Capacitação permanente dos conselhos, municipais  de saúde bem como de utilização de recursos “on-line” para alcançar a população da maior maneira possível  com esclarecimentos sobre a Saúde Pública-Curricular. Terceira proposta: Ampliação de Convênios e especialidades, bem como implantação e ampliação de leitos de psiquiatria e de UTI neo-natal  em hospitais  regionais.

Participaram da mesa de honra: o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Maria Morais Gomes; presidente da Comissão Conferência, Joel Rodrigues; a palestrante, Ivone Faust  Sponchiado (Secretaria de Saúde de Santa Isabel do Oeste ); Gladis Euzira Barzotto, representando a 8ª Regional de Saúde; e a  Diretora Municipal de Saúde de Marmeleiro, Simone Antes.