II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA REUNIU 130 PESSOAS

Postado em: 14/02/2019

O tema deste ano foi o “Os Desafios de Envelhecer no Século 21 e o Papel das Políticas Públicas”.

Nesta quarta-feira, 12, idosos, representantes da comunidade, do legislativo, do executivo, de todos os Grupos de Idosos, escolas, universidades, APAE, Pastoral da Criança e Idoso participaram da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocorreu no Centro de Capacitação de Professores de Marmeleiro, no 2º piso da prefeitura.

O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com o Departamento Municipal de Assistência Social de Marmeleiro e da Administração Municipal.  O tema deste ano foi: “Os Desafios de Envelhecer no Século 21 e o Papel das Políticas Públicas”.

Pela manhã, a abertura do evento foi feita pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Conceição Francescon. Fizeram parte da mesa de honra: a Diretora de Assistência Social de Marmeleiro, Célia de Oliveira; a representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-SEDS, Mariluz Zanin Petry; o Padre Marcos Tonial, o vereador Augusto Baggio e a palestrante da Conferência, a assistente Social, Luciana Pinheiro Schneider.

Após o Hino Nacional, os participantes receberam uma oração com o Padre Tonial e em seguida, os participante tiveram um momento de alongamento com  a orientação de Aline Bellé.

Depois da Leitura e aprovação do regimento interno a assistente social Luciana Pinheiro Schneider, iniciou a palestra magna Os Desafios de Envelhecer no Século 21 e o Papel das Políticas Públicas. “Os desafios são muitos porque percebemos que em nossa sociedade, envelhecer ainda  traz muito preconceito  porque o idoso deixa de produzir, fica em segundo plano  e ainda não estamos preparados, precisamos mudar isso com  as politicas públicas  que garantam mais estrutura social implementação e ampliação de políticas públicas que garantam a qualidade de vida”, lembrou a palestrante.

Durante á tarde os participantes foram organizados em 4 grupos de Eixo que abordaram os seguintes temas:

I - Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas, Subeixos : Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Cultura, Esporte e Lazer

II - Educação: assegurando direitos e emancipação humana

III- Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa

IV- Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

No final do debate foi escolhido o delegado que representará Marmeleiro na Conferência Estadual.

Para a Diretora de Assistência Social de Marmeleiro, Célia de Oliveira, a Conferência Municipal “é uma grande oportunidade para debatermos com nossa comunidade e todas as instituições envolvidas, como poderemos melhorar a qualidade de vida dos idosos e temos muito a fazer nessa caminhada”.

A aposentada, Irma Procópio de Freitas, insiste que  o evento “ é importante porque  podemos observar e apresentar sugestões para a saúde e  outras áreas que atendam a pessoa idosa por isso, é muito bom”.

Tereza Casarini, também participou e para ela foi “bastante prazeroso e percebemos que existem muitos projetos que ajudam aos idosos e  queremos ver essas ideias  valendo”.

Para o aposentado Sebastião Antunes de Oliveira, o espaço da conferência é muito necessário para toda a comunidade e “temos que participar para que a nossa vida  e das gerações que estão vindo seja muito melhor”.