MARMELEIRO REALIZOU A IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Postado em: 12/12/2018

No final de novembro foi realizada em Marmeleiro a  IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O tema deste ano foi a Proteção Integral Diversidade e Enfrentamento à Violência. A escolha foi baseada no reconhecimento de que a concretização dos dispositivos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), apesar de ter diversos avanços,  ainda é um desafio a ser enfrentado.

Participaram da frente de honra :o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes (PSD), a primeira-dama, Elisângela Gomes da Rosa , a Diretora de Assistência Social de Marmeleiro, Célia de Oliveira, a presidente do CMDCA, Dangrei Dalla Corte,  Guto Baggio; promotor de Justiça da Comarca de Marmeleiro, Arthur  Jonas Mendonça e Araújo.

Durante a conferência  foram realizadas apresentações  musicais  com alunos do Centro de Convivência da Assistência Social  e da banda entre amigos da APAE de Marmeleiro.

Também participaram da conferencia: representantes da comunidade, alunos, professores e direção do Colégio Estadual Telmo Octávio Muller, Colégio Estadual de Marmeleiro e Conselho Tutelar

Para debater os cinco eixos temáticos da Conferência, os participantes foram divididos em grupos:

I- garantia dos direitos e políticas públicas Integradas e de inclusão social;

II-prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes;

III-  orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes

IV-  participação comunicação social e protagonismo crianças e adolescentes

V-  espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes .

As propostas elaboradas durante a conferência municipal foram enviadas ao escritório regional e posteriormente serão encaminhadas para a conferência estadual.