MEIO AMBIENTE NA PRÁTICA ATRAIU PESSOAS AO CENTRO DE MARMELEIRO

Postado em: 10/12/2018

atividade de sensibilização ambiental

MEIO AMBIENTE NA PRÁTICA ATRAIU PESSOAS AO CENTRO DE MARMELEIRO

O Departamento de Meio Ambiente de Marmeleiro realizou na manhã de sábado, 08, a ação de sensibilização sobre a coleta seletiva na área central da cidade.  O meio ambiente na prática foi feito em frente a prefeitura, na Av. Macali. Houve o recolhimento de resíduo eletrônico, pilhas, baterias, óleo de cozinha e medicamentos vencidos. Também foram feitas diversas atividades de educação ambiental, de conscientização de combate a Dengue com a Vigilância Sanitária do Município, interações com a universidade UTFPR-Francisco Beltrão, através do Curso de Engenharia Ambiental.  O evento fez parte das atividades em comemoração aos 57 anos de Marmeleiro.

Participaram da Ação: o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes (PSD), o Diretor de Meio Ambiente, Andrei Oliveira; A chefe de Divisão de Resíduos do Município, Marilete Chiarelotto, e representantes da ACMR - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Marmeleiro, professores e alunos do curso de Engenharia Ambiental e Agentes de Endemias.  Ao todo, 38 38 pessoas que trabalharam na atividade.

O trabalho tinha por objetivo a informação e a instalação de contentores de recicláveis e rejeitos ao longo das avenidas, como também, de informar a respeito da existência da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Marmeleiro. Na oportunidade foi entregue panfleto com todas as orientações e pedindo a colaboração de todos os munícipes.

Para o Diretor do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Andrei Oliveira, “neste dia o                 Departamento, juntamente com a vigilância sanitária, e ACMR, e UTFPR, realizou um  momento de informação e conscientização sobre separação correta  dos resíduos; também visitamos todo o comércio e residências das avenidas Macali e Dambros e Piva, onde informamos que, a partir do mês de janeiro, o município estará instalando contentores em alguns pontos das avenidas, e posteriormente a coleta será realizada apenas nestes locais’, reforçou Andrei Oliveira.

Para a Chefe da Divisão de Gestão de Resíduos, Marilete Chiarelotto, toda população precisa saber que no Município existe a coleta seletiva, e que este material reciclável ( plástico, papel, vidro e metal) vai para a associação de catadores e lá eles fazem a triagem manualmente. “Então, a qualidade do trabalho lá na associação será boa somente se o Munícipe realizar a correta separação dos resíduos na sua casa. E a importância de poder trabalhar com parcerias como a Universidade, Departamentos e a Associação de Catadores nos faz pensar que devemos nos preocupar com o que acontecer em nosso meio, pensando sempre na qualidade de vida de toda população”, ressaltou Marilete.

Para a estagiária do Departamento de Meio Ambiente, Thays Leonardi, “foi uma atividade importante para sensibilizar a população quanto a segregação e acondicionamento correto dos resíduos pois, atividades essas que, após um acompanhamento, se percebeu que ainda existem pessoas que falham ao misturar os materiais para a coleta. Ainda foi possível esclarecer para a população de como vai ocorrer a coleta com containers, a partir de 2019, como também, mostrar a existência e importância da Associação de Catadores do município”.