MAIS UMA AGROINDÚSTRIA RECEBE SELO SISBI EM MARMELEIRO

Postado em: 10/12/2018

A agroindústria  Embutidos Moos, está instalada em Marmeleiro, no Km 10, há 20 anos e aguardava o certificado desde 2014 .Agora está liberada para comercializar o produto em todo o Brasil. Com capacidade de produção de 5 mil kg por semana, a agroindústria passou de 3 para 5  funcionários.

Os proprietários da empresa, Dioclésio Moss e a esposa Gabriela, comemoraram o recebimento da certificação do SISBI-Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. “Esseselo é muito importante para nós porque hoje posso vender em outros municípios sem problema algum, e as portas vão se abrindo. Para chegarmos até aqui foi muita luta mas vale a pena”, comentou Moos.

A entrega oficial do certificado com o selo SISBI foi realizada na sala de reuniões da prefeitura de Marmeleiro na presença de Marco Aurélio Zandoná,prefeito de Barracão epresidente do Consad-Consórcio Interestadual  e Intermunicipal de Municípios de Santa Catarina , Paraná e Rio Grande do Sul, de Segurança, Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local.

Participaram do evento o prefeito Jaimir Gomes (PSD), o vice-prefeito, Altair Gabril (PSC), o presidente do Consad, o Diretor de Agricultura de Marmeleiro, Guilherme Baggio, além de representantes do município de Manfrinópolis: o vereador Tiago Thomas (PSC), o Médico Veterinário, Jonatan Freire, Secretário da Agricultura, Luiz Fernando da Costa, técnico de extensão da EMATER , Marcos Kalfed  e o agricultor Paulo Freire . Eles vieram para conhecer o case de sucesso em Marmeleiro e visitaram também as instalações da Agroindústria Moos.

Para o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes (PSD), a certificação do selo SISBI à Agroindústria Moos é motivo de orgulho para todos pois, com ela, já somamos a segunda agroindústria certificada  no município. “Esse é o resultado  do trabalho de continuidade do programa de agricultura que tem respaldo técnico para que outras empresas também possam conquistar o certificado e com isso, nosso município fica cada vez mais forte”.

O presidente do CONSAD, Marco Aurélio Zandoná, lembrou que o processo para a conquista do selo é demorado porque possui uma série de normas e adequações que buscam garantir também ao consumidor a qualidade do produto. “Essa é mais uma visita como presidente do Consad, ao nosso amigo município de Marmeleiro, nosso vizinho, companheiro de Consad. Já estive aqui um tempo atrás para entregar a certificação ao Queijo Veneto, e hoje estamos certificando essa importante agroindústria do município, conhecida na região que é os embutidos Moos; essa  certificação permitirá a empresa vender os produtos em todo o território nacional. É  um produto da cultura regional e  vai gerar empregos e renda,  consequentemente a empresa e ao município. É muito importante porque trata também das questões culturais do Sudoeste. Com essa certificação nós estamos  dando a garantia as pessoas que estão consumindo os produtos de que  são de qualidade, com segurança de saúde. E quero parabenizar aos proprietários, ao prefeito Jaimir, ao vice-prefeito, ao Departamento de Agricultura e a toda  nossa equipe do Consad que tem trabalhado, não só aqui no município mas,  em toda a região Sudoeste do Paraná, oeste de SC e norte do Rio Grande do Sul”.

O Diretor de Agricultura, Guilherme Baggio, lembrou que a conquista da Moos, representa muito, também para o município de Marmeleiro. “Esse selo tem uma importância grande não só para a agroindústria mas para todo o município; a empresa pode comercializar o produto em todo o território nacional e  esperamos que a agroindústria produza mais e gere novos empregos   e todo esse trabalho acaba gerando mais tributos ao nosso município, além disso o  selo também garante a qualidade do produto certificada pelo Sisbi”.

O  coordenador do SIM-Serviço de Inspeção Municipal, o médico veterinário, Jeferson Scharone Moura, tem acompanhado de perto todo o  trabalho  e reforçou a importância da certificação. “É um momento muito importante para a agroindústria Moos. Foi bastante sofrido, muita luta para achegar até o dia de hoje e conseguiu o selo porque a Administração Municipal proporcionou isso. Gostaria de agradecer ao prefeito Jaimir, ao nosso secretario de agricultura,  com um apoio sempre presente. Nós abraçamos  essa oportunidade  e fizemos tudo o que precisava e  os produtos serão vendidos em todo o Brasil , levando também o nome do Município para todo o país , com a qualidade exigida  sem risco ao consumidor”.