COMUNICADO: AULAS PERMANECEM PARCIALMENTE CANCELADAS NO CMEI REGINA VERÔNICA MULLER EM MARMELEIRO

Postado em: 29/11/2018

A Administração Municipal de Marmeleiro interditou parcialmente, no dia 13 de novembro, o prédio onde funciona o CMEI Regina Verônica Muller, no bairro Passarela.

O CMEI possui 180 alunos matriculados, mas por conta de uma decisão técnica estrutural as aula para 6  turmas (berçário, maternal e jardim), que atendem o total de 100 alunos, permanecem suspensas.

A decisão de interditar parte do prédio ocorreu porque após uma manutenção para troca de telhas, os técnicos, engenheiros civis da prefeitura, constataram que a estrutura da cobertura estava inclinada.

Caso essa estrutura ruísse, poderia   ocorrer  danos à estrutura da obra (lajes, vigas e pilares) e principalmente  à integridade física das pessoas que estivessem  no local das salas interditadas.

Por isso, a empresa que construiu o prédio e entregou a obra em 30 de maio de 2014 foi  notificada pela prefeitura para efetuar  a troca de toda a estrutura de cobertura existente e a recolocação das telhas de cerâmicas, já que as recorrentes chuvas  estavam provocando infiltração em vários pontos  da edificação, danificando instalações  elétricas e pintura.

A notificação foi realizada, pois toda a obra  está dentro do prazo de garantia e foi estabelecido o prazo de 20 dias para a empresa se manifestar sobre o pedido de reforma.

Após diversas tratativas e manifestação da empresa no sentido de realizar os reparos conforme o projeto original, os Engenheiros da Prefeitura entenderam que a proposta apresentada não contempla as exigências técnicas de qualidade e segurança, pelo que a Administração Municipal decidiu adotar todas as medidas necessárias para os reparos, com nova contratação para projetos e obras, sem prejuízo da apuração e responsabilização posterior.

A intenção da Administração Municipal é de que  toda a estrutura  do telhado seja reformada e que haja garantia  estrutural  e segurança para  alunos, professores e servidores que  trabalham no local.

Tanto a contratação dos projetos quanto das obras será realizada por dispensa de licitação, considerando o caráter emergencial e o excepcional interesse público presente.

Por conta de todas essas etapas exigidas no setor  público, o Departamento de Educação Comunica que  as aulas para  as 6 turmas permanecem suspensas. O calendário da rede municipal de ensino  encerra o ano letivo no dia 14 de dezembro.

A Administração Municipal tem trabalhado de maneira a acelerar  o processo  e espera que,  toda essa obra  de reforma do CMEI Regina Verônica Muller, seja concluída até o retorno das aulas no próximo ano, marcado para  11 de fevereiro de 2019.