DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E SAÚDE NA 1ª CAMINHADA ECOLÓGICA

Postado em: 23/11/2018

O Departamento de Meio Ambiente de Marmeleiro em parceria com a Administração Municipal realizou na última sexta-feira, 23 de novembro, a 1ª Caminhada Ecológica.

Durante a abertura do evento o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes (PSD), falou sobre a conscientização e respeito ao meio ambiente que todos nós devemos ter. Jaimir destacou ainda, a importância de incluir durante as Festividades de aniversário do município “esse evento que  também  busca valorizar a vida, a água e nosso meio ambiente completo”.

O Diretor de Meio Ambiente Andrei Oliveira também  reforçou que  a intenção do evento foi lembrar do Dia do Rio, comemorado  em 24 de Novembro. “Por isso, nosso trajeto de 6 km, saindo da frente da prefeitura, até o rio Marmeleiro, na comunidade Rural do Pocinho. Nosso objetivo foi mostrar para os participantes que mesmo a gestão pública limpando e recolhendo o lixo ainda muitas pessoas descartam resíduos nas margens da rodovia ou pior, despejam  lixo  perto de nascentes ou escondidos no matagal. Queremos chamar a atenção para a consciência ambiental em cada um de nós “, explicou Andrei Oliveira.

Os cerca de 60 participantes: alunos do Colégio Estadual de Marmeleiro, Diretores Municipais, servidores da Vigilância Sanitária, agentes de saúdes e de endemias, Sanepar, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Polícia Militar, Academia Kairos, e pessoas da comunidade fizeram três paradas estratégicas. A primeira foi em uma área rural bem ao lado do Rio Marmeleiro. No local os participantes viram o tamanho da sujeira. Recolheram o lixo que foi despejado por alguém no local que também fica uma nascente. Depois seguiram até o Rio Angico,  e mais  lixo foi avistado.

E por último, o grupo conheceu a Estação de Tratamento da Sanepar em Marmeleiro, que capta, trata e abastece todos os domicílios do município.

A chefe de Divisão de Gestão de Resíduos do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marilete Chiarelotto,  explicou ao grupo  sobre a importância da preservação ambiental, e que todas as ações humanas refletem na qualidade de vida de todos. Para isso, ressaltou que é necessário ter consciência dos próprios atos.

Um exemplo dado foi de que, há mais de 15 anos, existe no Município de Marmeleiro a coleta seletiva, e ainda muitas pessoas não separam o lixo direito. E chamou a atenção lembrando que, “a coleta de resíduos domiciliar acontece toda semana e passa de porta a porta, então, não é motivo de jogar em qualquer lugar esse material”.

O Gestor Ambiental da Sanepar de Francisco Beltrão, Adrio Trevisan, reforçou a preocupação de que é necessário haver uma preservação do manancial para que a água seja captada com uma melhor qualidade e assim, ser tratada e posteriormente encaminhada aos domicílios. Mas fez um alerta para o caso de despejo irregular de resíduos, como o visto durante a caminhada ecológica. “Todo esses resíduos encontrados  lá, contaminam o solo e também a água por isso, precisamos ter noção de que tudo o que fizemos para o meio ambiente somos nós mesmos os atingidos”, comentou Adrio.

A estagiária do Departamento de Meio Ambiente e acadêmica do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR campus de Francisco Beltrão, Thays Leonardi, apontou que “a gente imagina que devemos preservara e cuidar do meio ambiente para garantir condições de vida para nossos filhos e netos. Mas, em uma situação destas (do local em que fomos visitar), a gente acaba prejudicando a vida das pessoas que estão vivendo hoje, já que aqueles resíduos na beira do rio podem contaminar a água e solo. Assim, no momento em que alguém consome a água do rio, sem tratamento, essa pessoa pode contrair algum tipo de doença, que em alguns casos, pode levar até a morte. Sem falar que nós somos responsáveis por tudo aquilo que a gente compra. Então, a partir do momento que nós compramos uma televisão, um calçado, qualquer coisa, após o uso nós somos responsáveis por destinar esses resíduos de forma correta, sem prejudicar o meio ambiente”, analisou a acadêmica.