PROERD FORMA MAIS 366 ALUNOS EM MARMELEIRO

Postado em: 21/11/2018

A formatura do PROERD-Programa Educacional de Resistência às drogas  é sempre uma grande festa. E as crianças sabem direitinho o que significa  a frase: “Luz, Câmera Ação-Drogas Não”.  Para o aluno Gabriel Antes Appelt, do 5º ano, “isso representa que devemos estar sempre atentos e saber dizer NÃO as Drogas. Fazer escolhas seguras e responsáveis. Viver uma vida saudável e feliz”.

Em Marmeleiro, a formatura foi realizada na última quarta-feira, 14 de novembro, na AFM-Associação dos Funcionários municipais e reuni mais de 1.200 pessoas entre pais, padrinhos , professores e formandos.

Este semestre, na cidade de Marmeleiro, o programa atingiu 9 turmas de 5º ano e 11 turmas de pré-escola, ao todo 366  alunos de escolas municipais e particular ( D. Pedro I, São Judas Tadeu, Souza Naves, Novo Progresso, Padre Afonso, Perseverança, Tio Patinhas).

O evento é organizado pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Polícia Militar do Paraná e apoio direto dos instrutores: soldado Pavan do Proerd  e a soldado Taciane, do Proerd Kids (pré-escola).

Fizeram parte da mesa de honra: o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes (PSD), e a primeira-dama, Elizângela Gomes da Rosa; o vice-prefeito, Altair Gabriel (PSC), e a esposa, Jane Junkes; a Diretora Municipal de Educação, Marilce Bednarski; o 3º sargento Menin, do comanda da 2ª Companhia de Patrulha  Escolar Comunitária; e representando a Câmara de Vereadores de Marmeleiro, o vereador Landerson Biancato.

O prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes, que já foi por muitos anos instrutor do Proerd, lembrou que “a formatura tem um sentido muito especial . “Considero que esse evento é uma grande demonstração de valorização á vida das nossas crianças  e de nossas famílias porque os instrutores do Proerd, que vão para as salas de aula, conseguem dar uma orientação técnica profissional para que nossas crianças não sejam levadas para o mundo das drogas”, lembrou Jaimir.  E concluiu reforçando  que “quando as famílias estão juntas nesse caminho, elas  permitem que os filhos  resistam as drogas por isso, nesse dia celebramos a vida”.

Conforme comentou o instrutor do Proerd, soldado Pavan, “por vários anos, o soldado Gomes, atualmente prefeito de Marmeleiro, esteve a frente desse trabalho e há 2 anos, assumi junto com a soldado Taciane, como instrutor. E para nós a  formatura é a coroação de todo o trabalho realizado no programa”.

Durante o período do curso os alunos elaboraram uma redação com o tema: “Proerd, Vida e Paz” e de cada turma foi selecionada um texto. Da escola Dom Pedro I foi a redação do Luis Henrique Novak Godinho; na Souza Naves, a da Talita Baldin Rocha; no Novo Progresso, a da Ana Julia Escoval Moras; da  São Judas Tadeu, do 5º A foi a do Jian Lucas de Oliveira Gomes; do 5º B foi a do Kaiâ Cardoso dos Santos; no  Padre Afonso a do 5º A foi a da Gabriela Ribeiro, e do  5º B a do Bernardo A. Mendes; na Perseverança a do Otavio Augusto Boeno da Silva; na Tio Patinhas a do 5º A foi a do Gabriel Antes Appelt, e no 5º B a da Elizangela Cristina Silva.

Na ocasião houve o Juramento do Padrinho Proerd, e o dos alunos e instrutores. Cada aluno também recebeu um certificado de participação da formatura.  E como já é tradicional foi feito o sorteio de uma bicicleta para um aluno dos 5º Anos. Desta vez, o ganhador foi o Otavio Augusto Boeno da Silva, da Escola Perseverança. “Para mim essa formatura foi muito especial, além da redação  ter sido escolhida, eu não esperava  levar para a casa a bicicleta e estou muito feliz”, contou o menino Otávio.

Desde o ano passado, o Departamento de Educação, com o apoio da Administração Municipal,  entrega durante a formatura para cada criança, um mascote do programa, o leãozinho.

A Diretora de Educação de Marmeleiro, Marilce Bednarski , ressaltou  que “ as informações  repassadas aos alunos pelo instrutores do Proerd  são muito importantes porque  trazem conscientização e  auxiliam os pais  que, muitas vezes, não tem o conhecimento, principalmente dos prejuízos e consequências,  que as drogas trazem  para a família”. E acrescentou dizendo que “daremos continuidade ao Programa com o apoio da Administração Municipal , porque entendemos a importância  deste programa  paraos nossos dias”.

Como funciona o PROERD

O Proerd é um programa preventivo, estratégico com o objetivo de educar as crianças em seu meio natural, a escola , com o auxilio de policiais  fardados e professores. O programa permite  às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades  e respeito as leis.

O Proerd é aplicado em parceria com as escolas aos alunos do 5º ano, para crianças entre 9 e 12 anos , sendo ministrada uma aula por semana durante um trimestre letivo. Os instrutores do Proerd são policiais fardados e auxiliados pelo livro do estudante Proerd e com a ativa participação dos professores que  se tornam divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aula e com isso alcançam também as famílias.