MUTIRÃO EDUCATIVO DE COMBATE A DENGUE REUNIU 135 VOLUNTÁRIOS

Postado em: 14/11/2018

A frente da UBS do Centro em Marmeleiro ficou repleta de voluntários, no sábado, 10 de novembro. Cerca de 135 pessoas acordaram cedinho para participarem do Mutirão Educativo de Combate a Dengue. A ação foi coordenada pelo Departamento de Saúde do Município, Vigilância em Saúde, Meio Ambiente e teve um forte apoio da Administração Municipal e de todos os Departamentos da Prefeitura.

O prefeito de Marmeleiro Jaimir Gomes, o vice-prefeito, Altair Gabriel, a Diretora de Saúde, Simone Antes, representantes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, os Diretores Municipais, servidores de todos os departamentos, professores do município e da Escola Tio Patinhas de Marmeleiro, além de moradores voluntários também participaram da ação.

Após as orientações iniciais os grupos foram divididos e levados até as ruas da cidade. De casa em casa, os voluntários conversaram e orientaram os moradores e comerciantes sobre a importância de cada um cuidar do seu terreno e deixar tudo limpo e evitar criadouros do mosquito.

O morador Eduiles Correia gostou do que viu. “Achei bonito, muito bom ver esse pessoal orientando a gente porque eu me preocupo sim com o mosquito e se não cuidarmos ele pode matar”.

A dona Ernesta Cesca Baggio, de 81 anos, deixou um recado “ não dá para  as pessoas jogarem o lixo tudo misturado, é preciso separar certinho  não pode  jogar de qualquer jeito”.

Após a conscientização os voluntários orientaram os moradores  a fazer a separação correta e deixar  em frente as residências  até o dia 12 de novembro, quando equipes do Departamento de Urbanismo farão a coleta programada do entulho. Após esse cronograma, o morador terá de contratar um serviço particular para recolher o material.

O prefeito Jaimir Gomes agradeceu muito a participação de todos os voluntários neste grande Mutirão Educativo e lembrou que “o combate ao mosquito da dengue é uma responsabilidade de todos”.

A Diretora de Saúde de Marmeleiro, Simone Antes, também agradeceu a ação dos voluntários e se surpreendeu com o número de participantes. “Ficamos muito felizes e surpresos com as pessoas que vieram e se colocaram à disposição para trabalharem com a população orientando os moradores e fazendo a conscientização contra a dengue. Isso é uma responsabilidade de todos e realmente estamos muito gratos a todos que vieram e participaram”, comentou a Diretora.

Simone ressaltou ainda que “não há nenhum caso de Dengue confirmado em Marmeleiro, apenas suspeitos, e nossa preocupação é que estamos encontrando muitos focos de larvas do mosquito e acabar com isso é responsabilidade de todos”.