MARMELEIRO TERÁ MUTIRÃO EDUCATIVO CONTRA A DENGUE

Postado em: 26/10/2018

10 DE NOVEMBRO

MARMELEIRO TERÁ MUTIRÃO EDUCATIVO CONTRA A DENGUE

Nas últimas duas semanas, o Departamento de Saúde de Marmeleiro registrou 4 casos suspeitos de dengue no município.  Por enquanto, não há nenhum caso confirmado.

Mas o último índice do LIRA- Levantamento Rápido do índice de Infestação ficou em 0,6, e de acordo com o Ministério da Saúde,  isso significa que o Município deve estar em Alerta. Mesmo com ações constantes da Saúde e da Vigilância Sanitária, a estratégia agora é intensificar as orientações sobre o combate ao mosquito.

Por isso, durante a reunião do Comitê Municipal de Combate a dengue, realizada nesta quinta-feira, 25, ficou definido que haverá em Marmeleiro o Mutirão Educativo de Combate a Dengue. Será no dia 10 de novembro e contará com o apoio de voluntários de várias instituições como o Rotary, Sanepar, Emater, escolas, empresas e da Administração Municipal.

De acordo com a inspetora sanitária da Vigilância Sanitária, Paula Donatti,  os voluntários irão se reunir no dia 10 em frente a UBS do Centro. Em seguida, serão divididos os grupos e a intenção é percorrem ruas, praças, residências e até comércio, orientando os moradores de como combater os criadouros do mosquito Aedes Aegipty.

A intenção com o Mutirão Educativo é informar e orientar para que cada morador limpe seu próprio quintal e seja um fiscal de combate ao mosquito dentro do seu terreno. Não é responsabilidade do município fazer a limpeza dos quintais, isso cabe ao proprietário.

As coletas do LIXO SECO (resíduos recicláveis) E LIXO MOLHADO ( rejeitos e orgânicos) são realizadas diariamente. Estes materiais devem estar, devidamente armazenados em sacos plásticos, na frente das residências logo no início da manhã, lembrando que as coletas iniciam às 7h.

Mas para esta ação educativa o Departamento de Urbanismo em parceria com o Meio Ambiente elaborou um cronograma de coleta específico. Será a última coleta de entulhos do ano agendado para os dias 13 e 14 de novembro.

Para isso, cada morador deverá limpar seu próprio terreno e deixar estes materiais em frente às residências antes do dia 13 de Novembro, devidamente separados dos materiais recicláveis.

O Diretor de Meio Ambiente, Andrei Oliveira,  lembra que o final do ano está chegando então, “não deixe para colocar entulho em frente a sua residência após a data (de 13 e 14 de novembro) que não será coletado, e  pedimos para que estes resíduos possam ser coletados, e assim a cidade possa ficar limpa e, livre de criadouros do mosquito Aedes Aegipty,  para que depois não haja reclamações”.

A Chefe da Divisão de Gestão de Resíduos, a Servidora Marilete Chiarelotto,  insiste para que os moradores lembrem de que “a responsabilidade da Prefeitura é a de recolher todos os resíduos domiciliares RECICLÁVEIS E REJEITOS de todos os imóveis do Município mas, cabe ao proprietário, de todos os imóveis , manter seu terreno em perfeito estado de conservação, por isso, seja um cidadão consciente, faça a sua parte”.

A Diretora de Saúde de Marmeleiro, Simone Antes, reforça o convite para que mais voluntários participem do Mutirão Educativo. “Estamos sempre vigilantes para evitarmos casos da doença e para que nosso município não tenha uma epidemia de Dengue por isso, a importância da conscientização, e colaboração de toda população”, concluiu Simone.