PROJETO DO CAPS I CONSERTA BRINQUEDOS E CRIANÇAS RECEBEM PRESENTES

Postado em: 23/10/2018

Marmeleiro

PROJETO DO CAPS I CONSERTA BRINQUEDOS E CRIANÇAS RECEBEM PRESENTES

O Projeto da Oficina do Brinquedo foi iniciado há dois meses pelo Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS I de Marmeleiro. E no último dia 10 de outubro, pacientes e a equipe técnica (psicóloga, assistente social e enfermeira)fizeram a primeira entrega dos presentes no mês das Crianças.

Os 40 alunos da Escola Municipal Rural Novo Progresso tiveram uma surpresa divertida. A entrega foi realizada por alguns pacientes junto com a equipe técnica do CAPS I .Todos voltaram para casa com um brinquedo novo.

A ideia é simples mas, tem um efeito  incrível.  A coordenadora do CAPSI Luciani Berti, explica que o objetivo do Projeto é oferecer aos 40 pacientes que participam das oficinas no Centro, mais uma atividade lúdica e terapêutica enquanto eles fazem a recuperação dos brinquedos.

Primeiro são distribuídas as caixas de coletas do Projeto em escolas municipais, estaduais e no comércio da cidade. As doações devem ser de brinquedos usados e velhos. Depois, todo o material arrecadado segue para a oficina. Lá, os pacientes lavam os brinquedos (higienização), consertam, recuperam e embalam para presente. Tudo é cuidadosamente preparado.  Até as bonecas ganham roupinhas novas feitas de crochê ou tecido.

Com o Slogan: “Brincar é o Melhor Remédio”, a Diretora do Caps I lembra que “ é bastante gratificante ver a alegria  dos pacientes porque eles se sentem  parte desse processo e o sentimento é muito bonito”. Luciane ressalta que “nesse mês das crianças serão feitas outras entregas de presentes e a ideia é dar continuidade ao Projeto durante todo o ano e  principalmente para o Natal”.

A paciente Maria Inês Volpato, está em tratamento há 8 meses  e  ela expressa com muita clareza o quanto o Projeto Oficina do Brinquedo  tem feito a diferença na vida dela. “Aqui temos um ao outro, temos união e, somos respeitados e esse respeito ajuda em nosso tratamento porque  a gente até esquece que está doente”, contou Maria Inês.

A Diretora de Saúde do Município, Simone Antes, reforça o trabalho do CAPS I pela “importância das ações realizadas nas oficinas terapêuticas, sendo estas estratégias de cuidado, interação e socialização dos usuários do serviço”.