Atendimento de Segunda à Sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Notícia

ALUNOS DE MARMELEIRO SE PREPARAM PARA AS OLIMPÍADAS DAS APAES DO PR EM SETEMBRO.

Postado em: 28/08/2018


De 08 a 13 de setembro alunos da Escola Entre Amigos da APAE de Marmeleiro já tem um compromisso marcado. As equipes de futsal, atletismo e xadrez vão disputar mais uma competição, desta vez, as Olimpíadas das APAES do Estado do Paraná.

Para eles, sair de casa com o grupo, viajar, ficar no alojamento e disputar as provas é sempre uma vitória. Na escola, o esporte já é uma tradição e os resultados surpreendem a todos.

As últimas medalhas chegaram há pouco tempo com as equipes que disputaram os 65º Jogos Escolares do Paraná.

No atletismo teve representantes nos 100 m rasos, 400 m e no arremesso de peso. Na fase final a Katiane dos Santos ficou em 2° nos 400 m rasos e em 3° nos 100m rasos.

A atleta, Edite Maria Bacof, também conquistou o 8º lugar no arremesso de peso e para ela a participação sempre tem um sentido muito especial. “Quando estou na prova, fico tremendo e aí presto atenção, me concentro e se for o primeiro, segundo lugar ou qualquer colocação, fico feliz em participar, a gente faz amizade e troca experiências e é muito bom”, contou Edite.

Na fase regional, a Maiara Neriques Dias também garantiu o 1º lugar nos 100m e nos 400m. Para a mãe, Adriana Closs, que acompanha a filha de perto, o esporte tem transformado a vida da jovem. “Eu fico muito feliz, sinto que a minha filha está se desenvolvendo e não quero que ela pare. O esporte é muito importante para o desenvolvimento completo dela. No último jogo, ela voltou feliz com as medalhas conquistadas”, expressou Adriana.

No xadrez a categoria convencional por equipes o EvertonGabriel dos Santos, o Ademar Vaz Ribeiro Junior e o Luiz Henrique Koehler do Carmo, conseguiram o segundo lugar.  Já o Everton, ficou com o 2º lugar tanto no relâmpago quanto no rápido. O Ademar com o 3º no rápido e 8º no relâmpago. O Luiz Henrique também conquistou o 5º lugar no relâmpago e 8º no rápido. O Everton subiu em todas as categorias e “eu me sinto muito feliz por isso, pelas conquistas”, disse ele.

No Futsal, a equipe da Escola Entre Amigos de Marmeleiro garantiu o 3º lugar na final dos Jogos Escolares.

Os treinadores das equipes, os professores: Danieli Cristina Ferrari, Landreson Biancato e Aderson Dalla Costa, consideram sempre muito gratificante acompanhar os alunos.

A professora Danieli lembra que dos treinos até as competições é trabalhado muito a confiança deles e o controle do nervosismo para mostrar do que são capazes de fazer sem perderem o foco. “A gente percebe durante os jogos, a superação de cada um porque as competições são intensas e, mesmo cansados seguem até o fim por conta da disciplina e de todo o preparo; quando retornamos estão mais motivados e realizados”, observou a professora.

“Eu gosto quando não deixo o adversário fazer gol e comemoro quando minha equipe faz o gol e é muito bom estar junto com os amigos e meus pais ficam felizes com minha participação”, conta o goleiro da equipe de futsal, o Silvonei Rodrigues de Lima.

O Paulo Ricardo Chaves, fixo do futsal, conta que gosta de tudo, “de fazer a bagunça, do fervo, da alegria, de quando estamos  todos juntos e adoro aqui porque nos sentimos  valorizados e respeitados”.

Uma alegria também reconhecida pelos pais. É o caso do Leonir Grando, pai do Oziel Grando. “Eu me sinto muito feliz. Desde os 7 anos que meu filho está aqui na  escola e quando ele sai para competição,  volta muito faceiro. Se prepara e a gente gosta porque  ele se destaca  e quer sempre participar”, comentou Leonir.

Para a diretora da Escola Entre Amigos, Lucília Gouveia, promover o esporte com os nossos alunos é muito gratificante é a possibilidade de exercerem o direito que possuem de disputar de igual para igual em nossa sociedade. “A escola luta para que essa inclusão social ocorra na sociedade e, com a união dos professores, nossos alunos são motivados a participarem e representarem a escola. Além disso, o acesso do esporte feminino também é muito importante e motivador”, considerou a diretora Lucília.

O Diretor de Esportes de Marmeleiro, René Duguay De Liz, lembra que a participação dos alunos da Escola Entre Amigos no esporte é uma grande oportunidade de inclusão social. “Respeitamos e valorizamos todo o trabalho que a escola realiza com os alunos e reconhecemos a importância dos pais em compreenderem o papel do esporte na vida desses jovens e permitirem a participação deles nas competições. Isso tem feito com que a Escola Entre Amigos seja referência também no esporte. Parabéns a todos alunos, atletas, professores, pais e direção”, considerou René Duguay De Liz.