APAE: SEMANA NACIONAL DE 21 A 28 DE AGOSTO

Postado em: 17/08/2018

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade/equidade para os direitos dos cidadãos e cidadãs. Durante os oito dias de programação serão realizadas várias ações como: caminhada da Sensibilidade, exposições dos projetos dos alunos, Dia da Beleza, apresentações da Banda Entre Amigos-APAE de Marmeleiro e do Grupo de Pagode-APAE de Fco. Beltrão, além de espaço de brincadeiras Kids e palestras. Acompanhe a programação no site do Município.

Com o tema: Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas , A diretora da Escola Entre Amigos da APAE de Marmeleiro, Lucília Gouveia, lembra que a Semana Nacional “vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes ”.

A Presidente da Escola, Ines dos Santos Menegotto, salienta que “a Semana tem esse objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a luta por políticas públicas como: educação,  saúde, trabalho, lazer, moradia entre outras”.

“Todas essas atividades propostas pela Semana vem em encontro com as ações de inclusão que desenvolvemos com a rede de ensino do município, para que cada vez mais, nossa comunidade tenha  aproximação e conhecimento dessa realidade por isso, entendemos  que ela é muito bem vinda”, avaliou a Diretora de Educação e Cultura de Marmeleiro, Marilce Bednarski

A APAE de Marmeleiro desenvolve esta programação em parceria com faculdade, universidade, Conselhos Municipais de Marmeleiro e Escolas de Educação Básica- Modalidade Educação Especial das cidades vizinhas.

E durante a programação os estudantes e pais terão lazer, esporte, educação, cultura, viagens uma programação diferenciada buscando sensibilizar a comunidade para a visibilidade dos direitos das políticas públicas. Acompanhe as atividades:

PROGRAMAÇÃO:

21 de agosto – terça feira:

8h às 16h - Exposição da Escola Entre Amigos na Praça da Independência - Vendas de artesanatos na praça, Peças do Projeto Tricotando com as mães e amigas apaenas, Bazar brechó da APAE e Artesanatos.

14h -  Caminhada da Sensibilidade: Pessoa com deficiência, protagonista na implementação de políticas públicas.

22 de agosto – quarta-feira :

Jantar na FAMPER com os cursos de Pedagogia, Serviço Social, Artes, Letras, Matemática.

23 de agosto – quinta-feira :

Dia da Beleza ( Curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – UNIPAR -  com Sessões de fotos)

24 de agosto – sexta feira

Jogos Cooperativos – Enéas Marques.

25 de agosto – sábado

Participação nos Programas de Rádio e TV – Tema: Pessoa com deficiência, protagonista na implementação de políticas públicas. Gravações de depoimentos de pais e estudantes (autodefensores). Divulgação de todos os serviços realizados na Escola.

26 de agosto – Domingo:

Participação nos Programas de Rádio e TV-Tema: Pessoa com deficiência, protagonista na implementação de políticas públicas. Gravações de depoimentos de pais e estudantes (autodefensores). Divulgação de todos os serviços realizados na Escola.

27 de agosto – Segunda feira:

13h as 17h- Lazer -Matinê com as Escolas do Conselho: (Barracão, Bom Jesus do Sul, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Marmeleiro: Renascença, Salgado Filho), Local – CTG Horário: Apresentações:  Banda Entre Amigos – Marmeleiro. Grupo de Pagode – APAE de Francisco Beltrão.

28 de agosto – Terça feira:

Brincar Espaço Kids para os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

29 de agosto – Quarta-feira:

Exibição deCurta metragemou Filmes- Viagem Inesperada ou Extraordinário- Para os estudantes da EJA – Local: Centro de Capacitação de Professores.

Fortalecimento das coordenadorias de Autogestão e Autodefensoria e Coordenadoria da Família;

Organizadores:Escola Entre Amigos; Conselhos Municipais: Saúde; Assistência Social; Criança e Adolescente; Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Observações:Palestras nas Escolas Municipais e Estaduaisde agosto a novembro de 2018.

Para os estudantes dos ônibus escolares - Preconceito e bullyng! Professores da Escola Entre Amigos.