ACMR PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO E ENTREGA DE CAMINHÃO

Postado em: 15/08/2018

ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MARMELEIRO

ASSOCIADOS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO E DA ENTREGA DO CAMINHÃO DE COLETA DE RESÍDUOS

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Marmeleiro-ACMR participou, nesta terça-feira, 14, de mais um treinamento do Programa Ecocidadão.

Neste 5º módulo o tema foi sobre Planejamento. Eles já receberam capacitação sobre Associativismo, Documentação e Legislação, Liderança e Comunicação. Até outubro serão mais três módulos sobre: Produção e Comercialização, Sustentabilidade e Segurança de Trabalho.

A Associação foi implantada no ano passado com o auxílio da Administração Municipal de Marmeleiro com a finalidade de fazer a coleta e triagem do lixo reciclável no município.  Atualmente são 15 associados.

Para o técnico ambiental do Provopar-Sanepar/ PR, Marcelo Gonçalves, “a evolução do grupo foi gigante porque eles assumiram uma responsabilidade maior e já começam a caminhar com as próprias pernas e esse é o nosso objetivo da capacitação, que eles tenham autonomia do próprio negócio”.

A chefe de Gestão de Resíduos, Marilete Chiarelotto, avaliou que “todos ganham porque começa a melhorar a eficiência  da coleta  de resíduo domiciliar, e isso é muito positivo”.

Durante a capacitação os associados também participaram de atividades em grupo e apresentaram soluções práticas para os problemas detectados no dia a dia.

Durante a capacitação, os associados receberam, em ato simbólico, o caminhão que será destinado para a Associação fazer a coleta na cidade.

O prefeito Jaimir Gomes (PSD), o vice-prefeito Altair Gabriel (PSC), o Diretor de Meio Ambiente, Andrei Oliveira, a chefe de Gestão de Resíduos, Marilete Chiarelotto, e toda a turma do módulo de capacitação registraram o momento. “Nossa alegria é ver a Associação sendo capacitada cada vez mais, e os associados adquirindo confiança para transformar a própria vida e de toda a família, através do trabalho desenvolvido no município com coleta de resíduos”, avaliou o prefeito Jaimir Gomes.