PARLAMENTO JOVEM ENCERRA LEGISLATURA COM SESSÃO NA CÂMARA

Postado em: 10/08/2018

O prefeito Jaimir Gomes (PSD), ao lado do Juiz Eleitoral, dr. Márcio de Lima, e do presidente da Câmara, Alcindo Neriques Dias,( DEM ) e dos   vereadores, participou, nesta terça-feira, 07, do encerramento da legislatura 2017 do Parlamento Jovem de Marmeleiro. A Sessão foi realizada na Câmara de Vereadores e os 9 vereadores mirins apresentaram as  indicações de 2018. As 10 indicações foram entregues ao prefeito.

A presidente do Parlamento Jovem, Maria Clara Scandolara, e a secretária, Sidiany Torres dos Santos, conduziram a última sessão do mandato dos jovens vereadores. Além delas foram eleitos em 2017: Andrei Gabriel Mendes; Gilhei da Costa Perin; Jorge Luiz da Silva Soares; Jussara Nunes dos Santos; Laura Carolina Stuadt; Eloiza Vendrami Gritti e Shefani Taina Padilha de Souza, estudantes representantes do Colégio Estadual de Marmeleiro, do Colégio Telmo Octávio Muller e do Colégio Estadual Bom Jesus.

“Todo esse trabalho desenvolvido pelo Parlamento Jovem é muito importante porque vem ao encontro da nossa democracia, e principalmente com o atual momento do país; e ver jovens inseridos na política, vivenciando na prática o exercício da construção das leis, trazendo as ideias, as demandas ao executivo, é uma experiência transformadora para qualquer jovem. Acreditamos que uma sociedade consciente e responsável também se constrói nesses exercícios de cidadania”, avaliou o prefeito Jaimir Gomes.

Após o encerramento da legislatura mirim, o prefeito Jaimir Gomes também participou da primeira sessão da Câmara de Vereadores de Marmeleiro, após o recesso de julho.

Projeto "Parlamento Jovem"

Os nove vereadores mirins eleitos, por um ano, no Projeto "Parlamento Jovem" em Marmeleiro foram Diplomados em novembro do ano passado. O Projeto foi criado pela Justiça Eleitoral, sendo realizado em parceria com as escolas e Câmaras Municipais. Trata-se de um “mini” processo eleitoral que elege dentre os alunos, os vereadores mirins.

Durante o ano eles tiveram a oportunidade de conhecer a Câmara de Vereadores e o Fórum Eleitoral e ao fim do mandato, irão apresentar em Sessão Plenária na Câmara Municipal um documento que poderá tornar-se um projeto de lei.  A ideia é despertar, nos jovens participantes, reflexões acerca de cidadania, política, democracia e a importância da participação de todos os cidadãos no processo eleitoral. O grande desafio do Projeto consiste em fazer a inclusão social e política de jovens com idade entre 12 e 18 anos, de forma que eles tenham uma participação política consciente, livre e democrática.

Legenda FOTOS:

Foto 1- Na ocasião, o prefeito Jaimir Gomes (PSD) recebe da presidente do Parlamento Jovem, Maria Clara Scandolara, as indicações elaboradas pelos vereadores mirins, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Alcindo Neriques Dias,( DEM ).

FOTO 2- Um momento especial que registra a participação dos jovens vereadores mirins ao lado do prefeito Jaimir Gomes (PSD), do Juiz Eleitoral Marcio de Lima, do presidente da Câmara, Alcindo Neriques Dias ( DEM) e  dos Vereadores de Marmeleiro.

FOTO 3

O prefeito Jaimir Gomes (PSD) participou na última terça-feira , 07, da primeira sessão da Câmara de Vereadores de Marmeleiro, após o recesso de julho.