Decoração de Natal em Marmeleiro

Postado em: 04/12/2013

O município de Marmeleiro vivencia o clima natalino.  Após abertura do Natal com a chegada do Papai Noel na EXPOMAR no dia 25 de novembro, a Administração Municipal de Marmeleiro por meio do Departamento de Educação e Cultura, coordenou toda ornamentação de Natal colocando 18 árvores natalinas e 120 cartazes nos estabelecimentos comerciais e repartições públicas, com ilustrações feitas por alunos e outras com imagens em 3 dimensões. E ainda enfeites com luzes natalinas na avenida, prefeitura, praça e trevo.

Porém a decoração de Natal, o que está chamando mais a atenção dos munícipes e todos que passam por Marmeleiro é o presépio feito com sucata que está exposto no passeio do canteiro da Avenida Macali em frente a Prefeitura de Marmeleiro.

O presépio conta com todos os personagens: José, Maria, Menino Jesus, três magos, anjo e animais. Nas peças que montam os personagens podem ser encontrados materiais velhos: cadeira de giratória, teclado, lona, litificador, bebedor de água, tapete, telefone, banco de moto, quadro de bicicleta, gaiola de pássaros, assento sanitários, furadeiras, paneleira, pára-choque de veículo, paralama de caminhão, cadeira de vime, patins, latas, vassoura, mascara de solda, maquina de lavar, carrinho de mão. Tudo montado apenas com arame.

O presépio de sucata é obra do artista marmeleirense Cladimir Dalazem, que juntou criatividade, trabalho, diversão e consciência ecológica.  O artista afirma: “a iniciativa partiu ao perceber o desperdício das pessoas, há muito desperdício de material bom. A ideia foi aproveitar o espirito natalino para sensibilizar as pessoas, em relação ao consumismo e o lixo gerado”.

Cerca de 90% dos materiais utilizados foram coletados no lixo em frente às residências de Marmeleiro e de Renascença, que segundo Cladimir “algumas vezes gerou desconfiança de alguns moradores”.

Foram 3 meses de trabalho, para coletar e montar um presépio todo produzido com materiais descartados pela população.

Esta é a segunda grande obra criada por Cladimir, em 2006 teve a primeira experiência, também montando um presépio.

O artista nominou o projeto como “Luxo do Lixo” buscando através da expressão artística natalina, impactar a população para um natal com mais consciência ecológica.

A realização do trabalho contou com participação direta do amigo e metalúrgico Renato Novak Júnior e teve apoio da Administração Municipal.