PALESTRA E BLITZ EDUCATIVA MARCAM O DIA 18 DE MAIO

Postado em: 18/05/2018

UM DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO

PALESTRA E BLITZ EDUCATIVA MARCAM O DIA 18 DE MAIO EM MARMELEIRO

“A melhor forma de proteger os  filhos é a convivência familiar”

O Departamento de Assistência Social de Marmeleiro preparou um dia  de atividades especiais para  alunos e a comunidade sobre a  conscientização do 18 de Maio, Dia Nacional  de Combate  ao Abuso e à Exploração  Sexual contra Crianças e Adolescentes, que carrega o slogan, Esquecer é permitir, lembrar é combater.

Pela manhã, alunos da oficina de violão, do Centro de Convivência de Assistência Social de Marmeleiro, fizeram a abertura do evento. E na ocasião, o prefeito Jaimir Gomes, a primeira-dama, Elizangela Gomes da Rosa, a vice-primeira-dama, Jane Junkes, a Diretora de Assistência Social, Célia Oliveira, além dos alunos do 7º ano do Colégio Estadual de Marmeleiro, do Telmo Octávio Muller e professores, assistiram a  palestra ‘Diálogo de Conscientização Sobre o Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil’ com a psicóloga do Tribunal de Justiça, Eliane Menegazzo, que atua como analista judiciário da Comarca de  Francisco Beltrão.

E durante à tarde, equipes do Conselho Tutelar de Marmeleiro, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, CRAS, e Assistência Social e Polícia Militar fizeram uma blitz educativo na Avenida Dambros e Piva. Eles entregaram panfletos orientando sobre a importância do dia 18 de Maio.

Números do CONANDA-O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente ,até 2017 revelam que  60% dos abusos acontecem por pessoas conhecidas da família, que ganharam a confiança dos pais, e das crianças; 30%  é intrafamiliar, dentro da própria casa com  pai, mãe, padrasto, madrasta “ por isso é tão velado e silencioso porque  são tão perversos a ponto de fazer com que a criança  pense que se ela denunciar vai ser pior pra ela”, destaca a psicóloga Eliane Menegazzo.  E somente 10% dos abusos, acontecem  que por alguém desconhecido.

E Eliane ressaltou que a melhor arma contra o abuso é a proteção, a informação, e o vigiar os filhos. “O pai ou a mãe podem proteger seus filhos melhorando a convivência familiar, fazendo com que se sintam mais protegidos e cuidados dentro de casa, que os namoros não comecem tão cedo, porque muitas crianças são vítimas pensando que estão fazendo uma coisa inocente e não estão; pra que não saiam  tanto de casa, pra que as coisas não aconteçam tanto dentro quanto fora de casa , e vigiar, não tem outro jeito”, pontuou a psicóloga.

A Diretora de Assistência Social, Célia Oliveira,  reafirmou que o objetivo da mobilização é “o de chamar a atenção para que as pessoas possam refletir sobre o tema  e possamos alcançar  o maior número de  pessoas para essa conscientização”.

A Gabriele Machado, de 13 anos , participou da blitz e  achou “importante  porque precisamos  alertar as pessoas para esse problema e sei que em casa  elas vão ler sobre o assunto e não podemos permitir que  esses abusos contra crianças e adolescentes continuem”.