DIA MUNDIAL DA ÁGUA: PROTEÇÃO ÀS NASCENTES

Postado em: 27/03/2018

CURSO DE PROTEÇÃO DE FONTE E TARDE DE CAMPO AMBIENTAL MARCAM DIA MUNDIAL DA ÁGUA EM MARMELEIRO

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Marmeleiro preparou um dia com  atividades teórico e prática sobre Proteção de Fontes de Água,  em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março. Participaram das ações: acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR, alunos do 3º ano do Colégio Estadual de Marmeleiro, agricultores, representantes do Departamento de Agricultura e da Vigilância Sanitária.

Pela manhã, o prefeito Jaimir Gomes, fez a abertura do evento. “Entendemos que ao preservarmos nossas fontes, estamos garantindo a qualidade da nossa água hoje e no futuro, por isso, nossa preocupação também é compartilhada com o mundo todo”, considerou o prefeito Jaimir Gomes.

Em seguida, o Diretor de Meio Ambiente, Andrei Oliveira, deu as boas vindas aos participantes. “Nosso objetivo é homenagearmos esse Dia Mundial da Água com atividades de reflexão e também construirmos, na prática, uma proteção de fonte de água”, lembrou o Diretor de Meio Ambiente.

O gestor Ambiental da Sanepar-FB, Adrio Trevisan, falou sobre a qualidade e quantidade da água, a demanda e a preocupação em preservar as nascentes. Há uma estimativa de que a demanda por água deva dobrar na próxima década.

Na sequência, a acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental da UTFPR-de Fco. Beltrão e integrante do Projeto Plantando Vida( uma parceria com Rotary de Fco. Beltrão, Sec. Meio Ambiente e UTFPR), Aloma Hancke, ministrou um mini curso sobre como Proteger uma Fonte de Água. No encerramento, os participantes receberam mudas da árvore nativa, o Marmeleiro.

Durante à tarde foi realizada uma ação de campo ambiental. O grupo foi até a propriedade do Agricultor Euclides de Morais, na Comunidade Perseverança onde foi feito na prática, a proteção de uma fonte de água. “Eu gostei muito, prestei bem atenção e deu pra aprender direitinho; já posso construir sozinho, em outra fonte, e terei água melhor, mais pura e limpa”, comentou o agricultor.

O professor do curso de engenharia Ambiental da UTFPR, Hernan Vielmo, deu as coordenadas da construção e os participantes também colocaram a mão na massa. “É fundamental para as pessoas que residem no campo, terem essa proteção nas fontes porque muitas vezes essa é a única que eles dispõem para consumo de água. Assim, garantimos que ela não terá contaminação, e teremos o volume controlado com a possibilidade também dela ser desinfetada. Para nós, foi uma experiência fantástica e cada fonte que protegemos é como um filho que trazemos ao mundo”, considerou o professor Hernan Vielmo.

A servidora da vigilância sanitária, Janete de Oliveira, considerou a experiência  interessante. “Achei maravilhoso voltar às origens e é bom porque assim estamos protegendo a água que as pessoas vão consumir e também ajudando a conservar o meio ambiente”, finalizou.