MARMELEIRO ASSINA TERMO DE CONVÊNIO ECOCIDADÃO COM O PROVOPAR/SANEPAR

Postado em: 07/03/2018

Esta semana foi a assinado o Termo de Convênio do Programa Ecocidadão Paraná em Marmeleiro, que possui como parceiros o  Município, a Sanepar, o Provopar Estadual Ação Social e a Associação de Catadores de Marmeleiro.  O objetivo do Programa estadual é trabalhar com a formação de empreendedorismo, gestão associativista e cooperativista para grupos de trabalhadores do setor de reciclagem.

MARMELEIRO ASSINA TERMO DE CONVÊNIO ECOCIDADÃO COM O PROVOPAR/SANEPAR

Durante visita do técnico ambiental do Provopar-PR, Marcelo do Rocio Gonçalves de Jesus, a Administração Municipal de Marmeleiro assinou  o Termo de Convênio do Programa Ecocidadão Paraná, que possui como parceiros a Sanepar, o Provopar Estadual Ação Social, e agora o  Município,  e a Associação de Catadores de Marmeleiro. O técnico foi recebido pelo prefeito Jaimir Gomes, o vice-prefeito Altair Gabriel e o Diretor de Meio Ambiente, Andrei Oliveira.

No ano passado, a Administração Municipal implantou a Associação com a finalidade de fazer a coleta e triagem do lixo reciclável no município.  Atualmente são 15 associados.

“Estamos sempre atentos para melhorar as condições e capacitar os associados para o melhor gerenciamento de resíduos recicláveis, garantir mais ganhos financeiros a essas famílias e a diminuição de resíduos que acabam em aterros sanitários”, avaliou o Diretor de Meio Ambiente, Andrei Oliveira.

Através do Programa, a Associação receberá a formalização e capacitação para que ela possa auxiliar o Município no atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A capacitação já está marcada para iniciar no próximo dia 20 de março, ás 14 horas. Esse treinamento será dividido em 8 módulos para que cada associado receba o conhecimento sobre  auto gestão.

Marcelo, do Programa Ecocidadão, lembra que essa capacitação na prática, vai possibilitar o empoderamento dos envolvidos na Associação e que ele se surpreendeu com a realidade positiva com que encontrou em Marmeleiro. “O Município possui um diferencial que é a atenção dada aos catadores através de um termo de Convênio firmado com a Associação que permite a instalação de novos projetos para melhorar toda a estrutura”, ressaltou.

Além da capacitação, o Programa disponibiliza, através do Instituto das Águas Paraná, recursos, que já estão na conta do Município, para a compra de um caminhão de coleta seletiva. Também há a possibilidade de receber mais verbas para a aquisição de novos equipamentos de produção para a Associação de Catadores como: prensa balança, esteira e elevador de fardos.

A previsão é de a capacitação seja finalizada até o mês de outubro.