PMG APRESENTA AS EMPRESAS VENCEDORAS DA LICITAÇÃO

Postado em: 23/01/2018

melhoramento genético

PROGRAMA APRESENTA AS 4 EMPRESAS VENCEDORAS DA LICITAÇÃO

Durante um evento do PMG - Programa de Melhoramento Genético do Município de Marmeleiro, realizado no Centro de Capacitação de Professores, na Prefeitura, o Diretor de Agricultura, Guilherme Baggio, acompanhado pelo prefeito em exercício, Altair Gabriel, e o chefe de Fomento Pecuário do Município, o médico veterinário, Rodolfo Gritti, apresentou as 4 empresas vencedoras da licitação que farão a entrega do material genético para os produtores de leite do município. São elas: Alta Genetics, Select Sires, CRI Genética e Congent.

Ao todo foram sete lotes licitados. Quatro lotes de contrapartida (50% pagos pelo município e a outra metade pelo produtor)  e 3 lotes  de distribuição gratuita. Estarão à disposição dos agricultores 3 lotes de sêmen de touro holandês e 1 de Jersey (no contrapartida) ; 1 lote de holandês, 1 de jersey e 1 gir ( gratuitos).

A distribuição será realizada a cada dois meses. Nesta primeira entrega de 2018 foram  abastecidos 80 botijões  com  1074 litros de nitrogênio,  e entregues 440 doses de sêmen.

O Diretor de Agricultura lembrou que neste ano serão investidos no PMG-Programa de Melhoramento Genético cerca de R$250 mil. “Ano passado trabalhamos para oferecer ao agricultor opções de materiais genéticos importados. O processo de licitação legal levou seis meses e por isso, neste inicio de ano estamos apresentando a novidade aos nossos produtores”, comentou Guilherme Baggio. O Diretor avaliou ainda que “nossa intenção é ampliar a qualidade dos animais na propriedade e dar oportunidades ao agricultor de ter maior opção genética para o rebanho e com isso, permitir que ele permaneça na  atividade  e possa  cada vez mais aumentar a renda, ter mais qualidade de vida e faça a sucessão familiar, ficando na propriedade”, finalizou.

O agricultor Edenilson Morás, da Linha São Domingos, participa do Programa de Melhoramento genético desde que chegou a Marmeleiro, há três anos. Tem 18 vacas leiteiras e uma produção mensal de até 12 mil litros/leite. Mas, com as novas opções de sêmen oferecidas a partir de agora pelo Município, sonha em quase triplicar a produção.  “Melhorou muito, ficou 100% agora e minha expectativa é nos próximos três anos  melhorar meu rebanho e  produzir 30 mil litros/leite por mês”, avaliou o agricultor .

O Francisco Gilmar Krenchinski, que também trabalha com gado leiteiro na Linha Medianeira, gostou das novidades do PMG. “Achei muito bom porque teremos mais opções de touros para melhorar nosso  gado. Hoje tenho 24 vacas  e produzo 10 mil l/leite mês e pretendo dobrar essa produção em 4 anos”, comentou o agricultor.